Ônibus FAQ

Perguntas mais frequentes dos passageiros de ônibus intermunicipais e interestaduais no Brasil

 
Autobuses: Preguntas frecuentes (FAQ)Em razão da extensa rede rodoviária e das melhorias nos ônibus brasileiros como aquelas realizadas pelas empresas Cometa, 1001 ou Águia Branca, hoje é mais fácil que nunca viajar pelo Brasil de ônibus. Além dos baixos preços das passagens, os ônibus interurbanos e intermunicipais oferecem muitas outras vantagens quando comparados com outros meios de transporte como o trêm e o avião. Você pode levar muito mais bagagens do que em um avião, a viagem geralmente é muito mais prazeirosa graças ao wi-fi grátis a bordo e, nos assentos dos ônibus leito e semi-leito, você poderá descansar confortavelmente. Você tem alguma pergunta sobre os ônibus que percorrem o Brasil? Dentro de cada um dos seguintes temas você encontrará uma lista com as perguntas mais frequentes realizadas por outros passageiros.
 
A. Compra, modificação e cancelamento de passagem

B. Bagagem, equipamento esportivo e animais de estimação

C. Rodoviárias, horários e atrasos

D. Descontos para estudantes e pessoas maiores de 60 anos

E. Crianças e pessoas portadoras de necessidades especiais

F. Serviços e comodidades a bordo

G. Outras perguntas

 

A. Compra, modificação e cancelamento de passagem

 
1. Como posso comprar minha passagem de ônibus com a CheckMyBus?
A CheckMyBus é uma ferramenta de busca de ônibus na internet que te ajuda a encontrar a melhor viagem de ônibus em poucos cliques. Você somente tem que digitar seu ponto de saída e de chegada, e nós mostramos as difirentes opções disponíveis para você chegar até seu destino. Em cada uma delas, você encontrará toda a informação que você precisa para sua viagem de ônibus, como o endereço e localização exata das rodoviárias e estações de saída e chegada, incluindo um mapa com a rota escolhida, para uma melhor orientação. Assim que você encontrar o ônibus que lhe ofereça a melhor viagem, basta clicar em “Ver oferta”. Levamos você diretamente para a página da empresa de ônibus, onde você poderá comprar sua passagem.

2. Onde posso comprar minha passagem?
Há diferentes canais de venda disponíveis para a compra de passagens de ônibus. A maioria das empresas de ônibus já possuem a venda online* em sua página web. Nas rodoviárias existem os guichês específicos de cada companhia de ônibus onde se realiza a venda direta. Outros canais de venda são as agências de viagens, o serviço de vendas por telefone e, em alguns casos, é possível comprar a passagem diretamente no ônibus em um de seus pontos de parada. Não é necessário comprar a passagem antecipadamente, mas recomendamos que se faça isso para evitar problemas com a falta de disponibilidade de assentos, sobretudo, nos trechos mais longos. Outra vantagem da compra antecipada, em especial na compra online, é a possibilidade de se encontrar descontos e ofertas especiais.

*Quando você escolhe um ônibus com a CheckMyBus, você compra sua passagem diretamente com a empresa de ônibus que você escolheu para sua viagem.

3. Como posso pagar minha passagem?
Cada empresa de ônibus tem seus próprios meios de pagamento. Com cartão de crédito ou débito pode-se efetuar o pagamento em praticamente todas as empresas.

4. Como posso viajar com as passagens compradas pela internet?
Existem várias opções dependendo da empresa de ônibus que você está viajando. Em alguns casos você poderá imprimir a passagem e apresentá-la no ônibus no momento do embarque, mostrar o número identificador, receber um bilhete eletrônico por sms em seu celular ou, se preferir, pode imprimir sua passagem nos tótens para impressão oferecidos por algumas companhias de ônibus como a Águia Branca. Em todo caso, você deverá sempre apresentar um documento de identicação original com foto (geralmente RG ou carteira de habilitação).

5. Posso transferir minha passagem para outra pessoa?
Na maioria das companhias de ônibus é possível transferir a passagem desde que o titular da passagem compareça pessoalmente no guichê da empresa de ônibus, acompanhado do viajante que irá utilizar a passagem. Ambos deverão apresentar documento de identificação original com foto, os mesmos utilizados na compra da passagem.

6. Como posso trocar ou cancelar minha passagem?
A troca ou cancelamento da passagem devem ser feitas diretamente com a empresa de ônibus e com antecedência mínima de até 3 horas antes da viagem. Segundo as normas da ANTT (Associação Nacional de Transportes Terrestres), a transferência de horário está condicionada à disponibilidade de passagem na data e horário desejados pelo passageiro, ficando ainda assegura ao mesmo a opção pela passagem com data e horário “em aberto”, com validade máxima de 12 meses, contados da data do bilhete original, ficando sujeito a reajuste de preço se não utilizado dentro desse prazo.
*A Viação Costa Verde não realiza troca de passagens intermunicipais.

7. Posso escolher meu assento no ônibus?
Sim, as empresas de ônibus disponibilizam quais assentos estão disponíveis para a venda, tornando possível a escolha de uma poltrona de acordo com a preferência do passageiro. Vale lembrar que as empresas de ônibus reservam-se o direito de bloquear a marcação antecipada de poltronas, assim como de cancelar ou alterar poltronas reservadas sem a necessidade de aviso antecipado.

B. Bagagem, equipamento esportivo e animais de estimação

 
8. Quantas malas ou quanto peso posso levar no ônibus?
No bagageiro (ou porta-malas) do ônibus, são permitidos até 30 kg de peso total e volume máximo de 300 dm³. No porta-embrulhos (compartimento acima do passageiro) são permitidos 5 kg de peso total e dimensões que se adaptem ao compartimento de bagagem sem colocar o passageiro em situação de perigo ou desconforto. O excesso de bagagem ou peso implicará em cobrança de taxa. Importante: é proibido o transporte de materiais considerados perigosos.

9. O que fazer em caso de extravio ou dano de bagagem?
Nesse caso, o passageiro deve informar imediatamente o motorista e a empresa de ônibus. O passageiro tem direito a uma indenização que deverá ser paga pela empresa de ônibus.

10. Posso viajar com meu animal de estimação?
Sim, os passageiros de ônibus interestaduais e intermunicipais podem viajar com seus animais domésticos desde que não haja prejuízo ao conforto dos outros passageiros. Algumas condições de transporte podem variar de empresa para empresa. Por isso recomendamos que você leia diretamente as intruções dadas pela companhia de ônibus com a qual a viagem será realizada. Algumas orientações comuns a todas as empresas estão listadas a seguir:

•    Apenas tem autorização para o embarque cães e gatos de pequeno e médio porte.
•    O passageiro deve apresentar documento assinado por médico veterinário, atestando boas condições de saúde do animal. Este atestado tem validade de 10 dias e, caso a viagem ultrapasse este tempo, será necessário providenciar outro atestado no local de destino.
•    O passageiro deve apresentar carteira de vacinação do animal atualizada.
•    O transporte deve ser feito em contêiner feito de fibra de vibro ou similar, garantindo as condições de higiene, segurança e conforto do animal.
•    O contêiner deverá ficar no assoalho do ônibus, próximo ao passageiro, não ocupando o espaço físico de outras poltronas ou corredor.
•    O contêiner deve estar em boas condições de higiene e, se necessário, nas paradas deve ser feita nova higienização.
•    O animal deve ficar confinado no contêiner ao longo da viagem (exceto nas paradas, quando pode deixar o veículo e o contêiner).
•    Se a empresa assim desejar, poderá ser cobrada tarifa pelo assento a mais utilizado para o transporte de animal.
•    Caso o ônibus disponha de compartimento isolado apropriado, com boas condições de iluminação, ventilação e segurança, os animais podem ser transportados neste espaço.
•    Os animais não podem viajar com patas atadas ou outro método que produza sofrimento ou stress.
•    O animal poderá ser sedado durante a viagem, segundo orientação de um médico veterinário.
•    Não é permitido o transporte de animal que por sua espécie, tamanho, ferocidade, peçonha ou saúde, comprometa o conforto e a segurança do veículo, de seus ocupantes ou de terceiros.
•    Apenas será permitido o transporte de aves e animais silvestres com autorização por escrito emitida pelo IBAMA. O transporte de animais silvestres sem autorização do IBAMA é considerado crime.

C. Rodoviárias, horários e atrasos

 
11. De onde sai meu ônibus? Onde posso encontrar o endereço das rodoviárias e paradas de ônibus?
O endereço exato das rodoviárias, paradas de ônibus e estações você poderá encontrar em algumas páginas das empresas de ônibus e também na página da CheckMyBus. Para encontrar mais informações com a ajuda de nossa ferramenta de busca, clique no símbolo “+” situado à esquerda e aparecerão os detalhes da viagem, dentre os quais se encontram o endereço das rodoviárias de partida e chegada dos ônibus e o itinerário, da viagem.

12. Com quanto tempo de antecipação devo estar na rodoviária para embarcar?
Sempre recomendamos que você esteja na rodoviária entre 20 – 30 minutos antes do horário de partida do seu ônibus.

13. O que acontece que meu ônibus chega ou parte com atraso?
As empresas de ônibus não se responsabilizam pelos atrasos que sejam diretamente responsáveis, por caso fortuito ou origem de força maior, ou ainda por atender a exigências legais ou administrativas. Caso contrário, contate diretamente a empresa de ônibus para poder realizar sua reclamação.

D. Descontos para estudantes e pessoas maiores de 60 anos

 
14. Como estudante, tenho direito a pagar meia passagem?
Diferentemente do que acontece com as entradas em shows, espetáculos e cinemas, não existe uma lei que defina ou garanta o pagamento de 50% do valor da passagem rodoviária para estudantes. Recomendamos que o estudante interessado entre em contato direto com a empresa de ônibus para se informar sobre esta possibilidade.

15. Tenho 60 anos ou mais, quais são os meus direitos?
De acordo com o Estatuto do Idoso, as empresas de ônibus tem o dever de reservar, em cada um de seus ônibus convencionais, duas poltronas gratuidas para passageiros com idade mínima de 60 anos e com renda igual ou inferior a dois salários mínimos. Caso as poltronas estejam ocupadas, as empresas devem conceder desconto de no mínimo 50% na compra de passagens.

E. Crianças e pessoas portadoras de necessidades especiais

 
17. Crianças menores de 12 anos podem viajar sozinhas?
O menor de 12 anos de idade somente pode viajar sozinho dentro de regiões metropolitanas. Em caso de viagens intermunicipais cujo itinerário inclua diferentes regiões metropolitanas, é preciso que o menor tenha autorização judicial concedida pelo Posto do Juizado de Menores ou pelo Poder Judiciário da comarca local, e requerida pelos pais ou responsável legal.
O menor de 12 anos pode viajar acompanhado por parentes de até 3° grau (mãe, pai, bisavós, avós, tios, irmãos ou sobrinhos maiores de 18 anos, além de guardião ou tutor legal) desde que comprovado o parentesco através de documentos.
Caso não exista parentesco entre o menor e o acompanhante, é preciso apresentar uma autorização escrita pelos pais e com firma reconhecida em cartório.
Adolescentes entre 12 e 17 anos de idade podem viajar desacompanhados, desde que apresentem documento de identificação original com foto atualizada.

18. A partir de qual idade crianças são obrigadas a pagar passagem?
O Decreto-lei 2521/98 determina que crianças de até 5 anos podem viajar gratuitamente nos ônibus desde que não ocupem uma poltrona individual, ou seja, viagem no colo do responsável.
Vale repetir: a apresentação do Registro de Nascimento ou Carteira de Identidade do menor, original ou cópia autenticada, é o suficiente para o embarque do mesmo, caso o menor viaje em companhia dos pais, avós e outros parentes amparados pela Lei e descritos no item anterior. Caso contrário, além de apresentar um dos documentos citados, ainda será necessária a apresentação de Autorização Judicial.

19. Sou deficiente físico, consigo comprar minha passagem online?
Sim, você consegue comprar sua passagem online normalmente. Recomendamos, no entanto, que você entre em contato com a empresa de ônibus para que, no momento do embarque, seja atendido em todas as suas necessidades.

20. Sou deficiente físico, quais são os meus direitos?
As empresas de ônibus tem o dever de reservar, em cada um de seus ônibus convencionais, duas poltronas gratuidas para passageiros portadores de necessidades especiais (física, mental, auditiva ou visual) que possuam renda igual ou inferior a um salário mínimo. O passageiro deverá apresentar o Passe Livre emitido pelo Ministério dos Transportes.

F. Serviços e comodidades a bordo

 
21. Que comodidades e serviços os ônibus podem oferecer?
Apesar de suas diferenças, todas as empresas de ônibus têm algo em comum e buscam oferecer o maior conforto possível para seus passageiros. Em todos os ônibus encontramos lâmpadas individuais para leitura a bordo e assentos reclináveis. Na maioria dos ônibus também podemos encontrar banheiros e ar condicionado. Já nos ônibus executivo, semi-leito ou leito, outros serviços fazem da viagem: fones de ouvido, filmes, tomadas, conexão wi-fi gratuita, catering e poltronas com muito mais espaço. Em alguns ônibus ainda é possível encontrar salas de reuniões e câmeras de segurança. Finalmente, algumas empresas de ônibus tornam a espera do passageiro na rodoviária muito mais agradável nas salas VIP.

G. Outras perguntas

 
22. Tenho direito a seguro em caso de acidente?
Sim, em qualquer viagem você tem direito aos seguros DPVAT (Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Vias Terrestre) e de Responsabilidade Civil.

23. Quais documentos devo levar em viagens internacionais para outros países da América Latina?

Para passageiros brasileiros:
•    Adultos: RG ou Passaporte,
•    Menor de 18 anos acompanhado dos pais ou responsável legal: RG ou Passaporte (não serve a certidão de nascimento),
•    Menor de 18 anos desacompanhado dos pais: RG ou Passaporte, (não serve Certidão de Nascimento) e autorização expedida pelo Juizado de Menores conjuntamente com foto recente.

Para passageiros de outras nacionalidades:
•    Estrangeiros (turistas): devem apresentar o passaporte para embarcar.
•    Estrangeiros residentes no país: RNE e Passaporte.
•    Estrangeiros com vistos vencidos: deverão encaminhar-se até a Polícia Federal.
•    Para retirar passagem em trechos internacionais é necessário apresentar documentos originais dos passageiros.

 
Esperamos que tenha encontrado a resposta para todas as suas perguntas sobre as viagens de ônibus. Se, por acaso, você ainda tem alguma dúvida, visita nossa página Suporte. Ali você poderá nos deixar uma mensagem e a responderemos o mais rápido possível.

 

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