Dia mundial sem carro: uma alternativa para um mundo melhor

Uma iniciativa mundial vem se espalhando em mais países. Dia 22 de setembro é o “Dia Mundial Sem Carro”! Afinal, você sabe por quê essa data é importante? Pense na poluição, nos congestionamentos intermináveis, nas mudanças repentinas do tempo e desastres naturais.

Por isso, esse dia faz a gente lembrar sobre o uso exagerado do automóvel. Além disso, a idéia é que as pessoas que podem, deveriam então usar formas alternativas de mobilidade e acima de tudo, descubrir que é possível deixar o carro na garagem.

Baixe GRÁTIS nosso aplicativo! Ônibus para mais de 5.500 cidades em uma só pesquisa!

CheckMyBus App StoreCheckMyBus Google Play Store

Por isso os ônibus, metrôs, bicicletas e até mesmo uma boa caminhada são boas alternativas e podem te surpreender! Claro, ainda falta muita estrutura e medidas para promover essa mudança mas estamos no caminho certo.

O ônibus no Dia Mundial Sem Carro

Definitivamente o agravamento do aquecimento global e a degradação da natureza estão ligados ao uso do carro como principal meio de locomoção. Assim qual seria a solução para esse problema? Certamente adotar um estilo de vida mais saudável, usar sua bike ou caminhar é uma boa ideia. Mas seguramente o transporte coletivo tem um papel importante no clima mundial. Diariamente os ônibus e metrôs diminuem os congestionamentos e facilitam o deslocamento de milhares de pessoas.

Por exemplo, cidades como São Paulo, Florianópolis, Rio de Janeiro entre outras capitais, procuram criar ciclovias, calçadões e expandir os espaços para os pedestres retirando áreas para carros nos centros das cidades. Além disso, melhorar e baratear o transporte público por subsídio de ônibus urbanos tem sido apontados como pontos vitais para estimular motoristas a virarem passageiros.

Nas viagens pela estrada, o conforto e a qualidade dos serviços prestados por operadoras, além dos preços absurdos dos pedágios e combustíveis, fizeram o ônibus rodoviário uma alternativa positiva para o bolso e para o meio ambiente.

O importante é entender que não precisamos somente de políticas públicas. Cada um de nós pode ajudar ao optar por meios sustentáveis de mobilidade quando possível.  

Fique por dentroFique ligado: gostou das nossas dicas? Aproveite para descobrir como se tornar um expert em viagens mais ecológicas!

Compartilhe este post:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.