Os ônibus autônomos já são uma realidade na Finlândia

Os ônibus autônomos já são uma realidade na FinlândiaOs ônibus autônomos já estão na boca de todos, especialmente na Finlândia, onde já são uma realidade. Funcionam sem motorista e, além disso, são elétricos. Por este e ainda outros motivos parecem estar predestinados ao sucesso nos próximos anos, já que cumprem alguns dos requisitos mais importantes para sustentabilidade do transporte público. No entanto, até o momento, esses veículos ainda não estão preparados para substituir os ônibus normais porque seu uso é apenas complementar.

Veja um exemplo prático do uso atual: o ônibus que você deseja embarcar está lotado de passageiros e não tem mais capacidade para transportar outras pessoas. O motorista do ônibus poderia, então, solicitar o serviços de um desses mini ônibus, permitindo que todos os outros passageiros que esperavam no ponto cheguem a tempo em seu destino. Você pode imaginar isso?

Ônibus autônomos: por quê Helsinki?

A resposta é fácil. Na Finlândia já existe uma lei que permite que tais veículos sem motorista circulem livremente. Esse é o principal motivo pelo qual os mini ônibus Easymile EZ-10 se instalaram em Hernesaari, um dos bairros da cidade de Helsinki.
Somente duas condições foram impostas para a implantação do projeto: que um motorista profissional vigie a todo o momento cada um dos mini ônibus para minimizar, assim, os riscos em caso de erro ou falta de reação do veículo e que não circulem a mais de 10 km/h.

Será que os ônibus sem motorista funcionam no meio do trânsito normal?

Esse tipo de veículo já foi testado em outras cidades como Oristano, Lousane, La Rochelle, Trikala e São Sebastião. A diferença é agora ele foi posto em circulação em um bairro com nível de tráfego elevado. Basta verificar agora, já que somente podem circular a 10 km/h, como os outros motoristas irão se comportar com esse novo mini ônibus nas ruas.

 

Compartilhe este post:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.