Smart Orelhão: o orelhão que diz qual é o seu ônibus

Smart Orelhao: o orelhao que diz qual é o seu ônibus Você ainda se lembra do “orelhão” ou já viu um deles nas ruas das cidades de São Paulo? Se você nasceu na década de 80 certamente sua resposta será sim, mas se você nasceu depois, talvez nem saiba que esse é o nome popular dos telefones públicos que eram usados antes dos celulares invadirem nossa realidade.
Em desuso há muitos anos, uma outra finalidade foi encontrada para esse sobrevivente dos anos oitenta. A ANATEL (Agência Nacional de Telecomunicações) anunciou há pouco, em um novo projeto que ganhou o nome de Smart Orelhão, que esses aparelhos passarão a informar os trajetos de ônibus existentes em suas proximidades. Quer saber mais? Continue lendo abaixo.

Como funciona o Smart Orelhão

O projeto, criado por uma agência de publicidade, promete oferecer aos moradores e turistas que estejam em São Paulo uma maior facilidade no acesso às informações do transporte público na cidade.

Os 25 mil telefones públicos da cidade oferecerão uma chamada grátis que será recebida por um sistema de resposta que identifica automaticamente a localização da chamada do usuário e, em seguida, apresenta um áudio com as linhas de ônibus que passam pelo local.

A ideia surgiu depois do problema encontrado por mais de 2.7 milhões de passageiros diários de ônibus sem acesso à internet e aplicações para celulares que permitam orientar-se entre as centenas de linhas de ônibus da maior rede de transporte público do país.

O Smart Orelhão foi uma das propostas sugeridas no Festival Red Bull Basement, realizado no último final de semana de agosto em São Paulo para incentivar a produção, investigação e produção de projetos que busquem o reaproveitamento do mobiliário urbano aliados a novas plataformas digitais.

 

Compartilhe este post:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.