Sabe quando surgiu o primeiro ônibus? A CheckMyBus conta essa história para você

Sabe quando surgiu o primeiro ônibus? A CheckMyBus conta essa história para vocêÔnibus aparelhados com televisão e frigobar, conexão wi-fi, poltronas espaçosas, travesseiros e cobertores, ar condicionado, toilletes e petiscos durante toda a viagem, salas de reunião e, ainda, salas VIP em rodoviárias para que o passageiro espere confortavelmente até que chegue o horário da partida. Nos dias de hoje, os ônibus oferecem tantas comodidades que fica difícil imaginar que isso um dia já foi diferente. Há poucas décadas isso já foi muito diferente e uma viagem de ônibus podia ser muito diferente do que estamos acostumados. Você sabe quando o primeiro ônibus foi colocado em serviço nas ruas brasileiras? Nós te contamos agora.

Um pouco de história – os primeiros ônibus nas ruas do mundo

O primeiro ônibus tem suas origens na cidade francesa de Nantes , em 1826. A idéia por trás desta forma de transporte público surgiu a partir da necessidade que um empresário sentiu em facilitar o acesso dos clientes às suas instalações, que eram muito distantes do centro da cidade e isto atrapalhava significativamente seus negócios. Mediante tal realidade, o francês criou, sob a autorização da municipalidade, um serviço de viaturas que ligava a região central do município à periférica Richebourg, região onde se localizava sua propriedade.

O termo ônibus acabou sendo popularmente instituído para se referir ao meio de locomoção graças à chapelaria Omnes, local onde o serviço fazia seu ponto final e estacionava os veículos. Assim, foi feita uma espécie de jogo de palavras com o nome do estabelecimento e com o termo omnibus, proveniente do latim: Omnes Omnibus (tudo para todos). A empreitada de Baudry fez tanto sucesso, que o empresário decidiu investir exclusivamente na idéia do transporte coletivo, fundando em 1828, em Paris, a Entreprise Générale des Omnibus.

Em Londres, o primeiro serviço de transporte coletivo é datado em 1829, assim como em Nova York. Entretanto, vale lembrar que o transporte criado originalmente na França era desempenhado por carroças. O primeiro ônibus movido à combustão foi desenvolvido somente em 1895, pelo famoso alemão Karl Benz.

O primeiro ônibus nas ruas brasileiras

Sabe quando surgiu o primeiro ônibus? A CheckMyBus conta essa história para vocêNão poderia ser diferente no Brasil Império. Implantado em 1908 o primeiro serviço de transporte de ônibus no Brasil ligava a Praça Mauá ao Passeio Público, no Rio de Janeiro. Idealizado por Octavio da Rocha Miranda, o veículo tinha carroceria “Guy” e motores alemães “Damler”. Era movido a bateria e gasolina e, praticamente, não provocava poluição sonora ou atmosférica.

Há mais de 100 anos, em 1911, o empresário ajudou a fundar a empresa Auto-Avenida, a primeira do ramo de transporte terrestre de passageiros no Brasil, que durou apenas até 1917. Nos anos seguintes, aumentaram-se as linhas, os usuários e as tecnologias empregadas no setor. O sucesso do ônibus foi tao grande que os outros meios de tranposte (carruagens, cabriolés e tílburis) protestaram contra o novo concorrente e a Câmara Municipal da cidade do Rio de Janeiro instituiu a cobrança de impostos e aplicou pesadas multas às primeiras companhias de ônibus.

Hoje, um século depois, o transporte rodoviário do Brasil é um dos mais desenvolvidos domundo, com 2.000 empresas e 71.000 veículos para atender linhas interestaduais, que ligam todas as regiões do país, intermunicipais e até internacionais. Esse é um avanço incrível, não é mesmo? Reserve sua passagem com a CheckMyBus e confira todas as comodidades que os ônibus modernos podem te oferecer!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *