Viajando com seu pet – conheça as regras válidas para as viagens de ônibus

Viajando com seu pet – conheça as regras válidas para as viagens de ônibusSerá que posso levar meu cachorro ou meu gato no ônibus? Na hora de viajar com seu bichinho de estimação algumas regras devem ser observadas. Se você deixar seu carro em casa e decidir viajar de ônibus, prepare-se com antecedência para não ser pego de surpresa com as regras de algumas empresas. No geral, os passageiros de ônibus interestaduais e intermunicipais podem viajar com seus animais domésticos desde que não haja prejuízo ao conforto dos outros passageiros. Algumas condições de transporte podem variar de empresa para empresa. Por isso recomendamos que você leia diretamente as intruções dadas pela companhia de ônibus com a qual a viagem será realizada.

Mas algumas orientações são comuns a todas as empresas de ônibus. Pensando nisso, a CheckMyBus preparou um resumo com os principais pontos que você deverá prestar atenção.

Viajando com seu pet – conheça as regras válidas para as viagens de ônibusVeja a lista abaixo:

– tem autorização para o embarque cães e gatos de pequeno e médio porte.

– o passageiro deve apresentar documento assinado por médico veterinário, atestando boas condições de saúde do animal. Este atestado tem validade de 10 dias e, caso a viagem ultrapasse este tempo, será necessário providenciar outro atestado no local de destino.

– o passageiro deve apresentar carteira de vacinação do animal atualizada.

– o transporte deve ser feito em contêiner feito de fibra de vibro ou similar, garantindo as condições de higiene, segurança e conforto do animal.

– o contêiner deverá ficar no assoalho do ônibus, próximo ao passageiro, não ocupando o espaço físico de outras poltronas ou corredor.

– o contêiner deve estar em boas condições de higiene e, se necessário, nas paradas deve ser feita nova higienização.

– o animal deve ficar confinado no contêiner ao longo da viagem (exceto nas paradas, quando pode deixar o veículo e o contêiner).

– se a empresa assim desejar, poderá ser cobrada tarifa pelo assento a mais utilizado para o transporte de animal.

– caso o ônibus disponha de compartimento isolado apropriado, com boas condições de iluminação, ventilação e segurança, os animais podem ser transportados neste espaço.

– os animais não podem viajar com patas atadas ou outro método que produza sofrimento ou stress.

– o animal poderá ser sedado durante a viagem, segundo orientação de um médico veterinário.

– não é permitido o transporte de animal que por sua espécie, tamanho, ferocidade, peçonha ou saúde, comprometa o conforto e a segurança do veículo, de seus ocupantes ou de terceiros.

Mas atenção, apenas será permitido o transporte de aves e animais silvestres com autorização por escrito emitida pelo IBAMA. O transporte de animais silvestres sem autorização do IBAMA é considerado crime.

Uma viagem tranquila começa com um bom planejamento!

Viajando com seu pet – conheça as regras válidas para as viagens de ônibus

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *