Viajar de ônibus com crianças

Viajar de ônibus com criançasOs ônibus são definitivamente uma das formas mais econômicas e ecológicas para viajar, mas não necessariamente a mais rápida. Para viajar de ônibus você precisa ter tempo e paciência. Isso não deve ser um problema, desde que você não viaje com crianças. Como todos sabemos, a paciência não é exatamente uma das qualidades dos pequenos e, em uma viagem de ônibus sem a preparação adequada, pode se tornar um verdadeiro pesadelo. Caso você seja um iniciante nesse assunto, aqui você pode aprender algumas dicas. Se você já for um expert no tema, compartilhe sua experiência, seus truques, dicas e nos ajude a tornar cada viagem com as crianças uma experiência inesquecível (os outros passageiros também serão gratos).

Viaje de ônibus com toda a família

Antes de começar a planejar a próxima viagem de ônibus com as crianças que você deve ter em mente quais são as condições para a compra de passagem e embarque de crianças válidas dentro do território brasileiro. Quando se trata de viagens de ônibus no exterior, o assunto fica ainda mais interessante. Descubra aqui as regras.

Vamos começar com o básico

🚌 Comprar uma passagem para criança
Em todo o Brasil, é direito do passageiro responsável pelo menor de idade, transportar gratuitamente uma criança de até seis anos incompletos desde a criança não ocupe uma poltrona. Para viagens interestaduais é preciso emitir um bilhete de gratuidade. Por sua vez, crianças com mais de seis anos devem, geralmente, pagar o valor integral da passagem.
🚌 Para embarcar com a criança você ainda precisa…
Todos os adultos e crianças precisam estar apresentar documento próprio oficial para embarcarem. Os menores de 12 anos (incompletos) só poderão viajar acompanhados por: parentes (pais, avós, tios e/ou irmãos maiores de 18 anos), apresentando os documentos oficiais do adulto e da criança, comprovando o grau de parentesco. Para viajar com terceiros, é preciso apresentar os documentos oficiais do adulto e da criança e ainda autorização judicial dos pais.
🚌 Os documentos considerados oficiais são:

  • Certidão de Nascimento (apenas para menores de doze anos incompletos);
  • Carteira de Identidade;
  • Passaporte Brasileiro;
  • Carteira de Trabalho;
  • Carteira Nacional de Habilitação;
  • Outro documento de identificação com fotografia e fé pública em todo território nacional;
  • Cópias deverão ser autenticadas em cartório e permitir a identificação da pessoa.

Viajar de ônibus com crianças no exterior também é possível!

Para viajar na Europa com seus pequenos, ao comprar suas passagens é importante que tomar conhecimento se há bilhetes especiais para crianças e se você pode reservá-los diretamente on-line, alterando a categoria. Algumas empresas de ônibus como ALSA permitem a seleção da primeira etapa da pesquisa e também a diferenciação entre as crianças ente 4 a 11 anos e crianças entre 0 e 3 anos. Outros, como FlixBus ou OuiBus oferecem essa opção ao escolher o ônibus com o qual você quer viajar.

Descontos para crianças e bebês

Diferente do que ocorre no Brasil, cada empresa de ônibus decide se concederá ou não descontos para menores de idade. Em algumas empresas, como na ALSA, todas as crianças menores de 4 anos viajam gratuitamente. Em outras empresas de ônibus existem descontos de 50%, como é o caso do OuiBus ou 80% para as crianças de até 4 anos como na Eurolines.

Empresa Criança
Bebês
ALSA 40 % de desconto para crianças de 4 a 11 anos
Grátis para crianças de 0 a 3 anos
FlixBus A empresa só oferece descontos para crianças de até 1 ano e meio
Desconto para crianças de 0 a 1 ano e meio
OuiBus A empresa só oferece descontos para crianças de até 2 anos
50 % de desconto para crianças de 0 a 2 anos
National Express A empresa oferece 50% de desconto para menores até 15 anos
Grátis para crianças de 0 a 2 anos
Eurolines 50 % de desconto para crianças entre 4 a 12 anos
80 % de desconto para criançasde 0 a 3 anos
Viajar de ônibus com criançasNão se esqueça que a apresentação dos documetos da criança é obrigatória para o embarque no ônibus!

Como preparar a viagem?

Viajar de ônibus com criançasOs ônibus, como você sabe, oferecem muitas vantagens sobre outros meios de transporte, incluindo o preço e a possibilidade de alcançar as partes mais remotas do país. Portanto, não é estranho que mais e mais famílias decidem viajar de ônibus. Mas, como comentamos antes, uma das desvantagens é o tempo necessário para percorrer algumas distâncias. Apesar da ampla gama de serviços de bordo incluindo filmes, rádio e até mesmo wi-fi, essas viagens podem durar tempo demais para qualquer um de nós, certo? Imagine então para uma criança! Você tem que estar pronto desde o minuto zero! O básico de cada viagem são entretenimento, comida, bebida e sono. Temos certeza que você não vai querer viajar por horas com as crianças com fome, sede ou cansadas. Algumas empresas já oferecem petiscos ou cafeteria a bordo dos seus carros, mas ainda recomendamosleve uma lancheira com o que seu filho gosta de comer para não correr riscos… Um travesseiro de viagem e um cobertor ajudam com o ar condicionado. Quanto ao entretenimento, cada criança é diferente e, portanto, não é aconselhável pensar que os serviços à bordo são suficientes. É aconselhável ter uma grande variedade de passatempos. Claro que o wi-fi do ônibus pode te ajudar muito, mas é sempre bom ter em mãos entretenimentos “offline”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *