Comodidades e serviços do ônibus

Que recursos são oferecidos no ônibus?

 
CheckMyBus Suporte comodidadesVocê está procurando mais informações sobre o conforto e serviços disponíveis no ônibus? Você quer saber se o ônibus tem Wi-Fi ou se tomadas elétricas estão disponíveis? Com a CheckMyBus você vai aprender tudo sobre as comodidades disponíveis no ônibus – começando pelo ar-condicionado até banheiros, espaço extra para as perna e acessibilidade.
 
 
Existe um centro de mídia disponível? Lanches e bebidas estão disponíveis gratuitamente ou para compra? É possível reservar uma poltrona?
 
Envie seus comentários e perguntas – Nós estamos aqui para ajudar!
 
 
deixar uma mensagem
 

Pessoas com necessidades especiais ou mobilidade reduzida

Desde 2010, a lei garante ao passageiro com algum tipo de dificuldade de locomoção o direito de viajar com segurança e conforto, podendo se deslocar livremente e de receber um bom atendimento pelos profissionais das empresas de transporte. A acessibilidade significa permitir que pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida participem normalmente de atividades que incluem o uso de produtos, serviços e informação, eliminando as barreiras e adaptando todos os meios que a tecnologia permite para que isso seja possível.

Todos os veículos urbanos e rodoviários interestaduais devem ser acessíveis e adaptados, com pessoal treinado para atendimento às pessoas com deficiência que utilizarem os serviços em todos os pontos de parada. Além disso,

   O passageiro deve informar ser portador de necessidades ao adquirir a passagem e, no dia do embarque, apresentar-se com antecedência mínima de 30 minutos no local designado pela empresa.

   Toda empresa de ônibus é obrigada por lei a reservar em seus carros convencionais dois assentos para pessoas portadoras de necessidades especiais. Nesses assentos o passageiro viaja gratuitamente e, caso esses assentos já estejam ocupados, o passageiro portador de necessidade deve obter um desconto de até 50% no preço da passagem para outros assentos.

Para que você se informe sobre todos os seus direitos, a CheckMyBus criou uma página especial sobre o tema. Basta clicar aqui «Os direitos dos passageiros: acessibilidade» para verificar todos os detalhes.
 

Serviços de bordo

Nos últimos tempos, devido ao aumento da concorrência e o advento de novas formas de transporte alternativo, empresas de ônibus estão se esforçando para proporcionar o melhor conforto possível dentro de seus ônibus. Tornar o ônibus um meio de transporte interessante e confortável para atrair os passageiros que migram para as viagens aéreas é o intuito das empresas. Os longos, desconfortáveis e chatos passeios de ônibus são uma coisa do passado.

Ar-condicionado, luzes de leitura individuais e assentos reclináveis e banheiro fazem parte do equipamento básico de cada veículo. Além disso mesmo no pior dos casos, geralmente, a viagem é sempre animada pela emissão de filmes ou rádio. Pagando um pouco mais os veículos podem oferecer wi-fi, centros de mídia e até mesmo telas individuais. Para viagens mais longas, também é possível encontrar os ônibus leito ou semi-leito, com cobertores, travesseiros e espaço extra para as pernas, onde os assentos tornam-se verdadeiras camas.

Algumas empresas como a Viação Cometa, UTIL e a Viação Ouro e Prata, investem no conforto na hora da espera e oferecem ao passageiro, ainda nas rodoviárias, salas VIP com internet, bebidas e petiscos, jornais, revistas e televisão gratuitamente.

Situações especiais

Ao viajar com crianças de até 6 anos incompletos, fique de olho nos detalhes para garantir o conforto na viagem. Prepare antecipadamente todos os documentos necessários. A criança até essa idade viaja gratuitamente mas deve ocupar o mesmo assento que seu responsável.

Já os passageiros de ônibus interestaduais e intermunicipais podem viajar com seus animais domésticos desde que não haja prejuízo ao conforto dos outros passageiros. Algumas condições de transporte podem variar de empresa para empresa. Por isso recomendamos que você leia diretamente as intruções dadas pela companhia de ônibus com a qual a viagem será realizada. Outras orientações são comuns a todas as empresas de ônibus. Pensando nisso, a CheckMyBus preparou um resumo com os principais pontos que você deverá prestar atenção. Descubra todos os detalhes em “Viajando com seu pet – conheça as regras válidas para as viagens de ônibus”.

Além disso algumas empresas de ônibus como Aguia Branca, Eucatur e 1001 ainda aceitam o transporte de encomendas em seus carros. Para isso é preciso verificar com cada empresa o valor e as especificações desse serviço.

7 Comentários em “Comodidades e serviços do ônibus

  1. Boa tarde comprei uma passagem pelo site de vcs da empresa Útil para saída do Rio com destino à Campinas, no horário escolhido que foi de 12h, no site dizia que o Bus teria vários serviços que não existiam no mesmo. Por favor, revejam essas informações de forma precisa para o cliente não se sentir lesado.

    1. Oi Nilson, bom dia.

      Primeiramente, obrigado por seu feedback – isso é sempre muito importante. A CheckMyBus recebe as informações diretamente das empresas de ônibus parceiras. Por isso é importante saber: o ônibus da empresa UTIL que temos no nosso sistema e que oferece o trecho Rio de Janeiro – Campinas às 12h é um carro executivo e oferece os serviços: banheiro, transporte de bicicleta, transporte de bagagem de mão, transporte de mala, desconto para portadores de deficiência, reserva de poltrona. Foram esses os serviços que não estavam disponíveis? Os outros serviços (bebidas, wi-fi e petisco) não estão disponíveis para os carros executivos.

      Aguardamos sua resposta para podermos verificar com a empresa de ônibus se houve algum erro com as informações recebidas pela CheckMyBus. Caso você tenha mais alguma dúvida ou encontre algum problema, é só nos escrever.

      Obrigada por sua mensagem! Um grande abraço!
      CheckMyBus – Serviço de atendimento ao cliente

  2. Desculpa vou refazer minha pergunta.
    Estou querendo comprar passagens de Veneza para Roma e Roma pra Napoles,não encontrei a opção de marcar os assentos,como funciona ?

    1. Olá Fábio, bom dia.

      Você já sabe, a CheckMyBus compara os preços de passagens de todas as companhias de ônibus e mostra qual o ônibus mais barato, mais rápido ou aquele que oferece melhores comodidades em sua viagem.

      No caso dos trechos Veneza – Roma e Roma – Nápoles temos mais de uma empresa de ônibus que oferece o mesmo itinerário. Geralmente, quando a empresa não disponibiliza a opção para marcar os assentos, significa que os assentos são marcados automaticamente ou a escolha é feita pelo passageiro no momento da viagem.

      Recomendamos que você entre em contato direto com a empresa de ônibus que você escolheu para viajar e pergunte sobre a reserva dos assentos.

      Se você ainda tiver alguma pergunta é só nos escrever.

      Obrigada por sua mensagem! Um grande abraço.
      CheckMyBus – Serviço de atendimento ao cliente

    1. Oi Vanessa,
      bom dia.

      Você já sabe que a CheckMyBus compara os preços de passagens de todas as companhias de ônibus e mostra qual o ônibus mais barato, mais rápido ou aquele que oferece melhores comodidades em sua viagem.

      A Busbud e a Clickbus são nossos parceiros e trabalham com diferentes empresas de ônibus em todo o Brasil, oferecendo aos nossos usuários sempre as melhores ofertas. Por isso a diferença está no ônibus em si, ou melhor, dependendo de qual empresa de ônibus, horário e trecho você escolheu para viajar, os ônibus dessa determinada linha podem ser convencionais, executivos, leito ou semi-leito.

      Para saber quais comodidades cada ônibus oferece, basta você clicar no campo onde aparece o símbolo + , no resultado da sua busca (logo embaixo da empresa de ônibus, no lado esquerdo da tela).Uma nova janela será aberta e você poderá ver o trajeto exato que o ônibus escolhido por você irá percorrer e, logo abaixo, uma lista com todos os serviços e comodidades que esse ônibus oferece ao passageiro. Caso ainda tenha alguma pergunta, entre em contato novamente.

      Desejamos a você uma boa viagem!

      Obrigada por sua mensagem! Um grande abraço.
      CheckMyBus – Serviço de atendimento ao cliente

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *