Você que acompanha o blog da CheckMyBus já sabe que os ônibus são a forma mais ecológica para viajar. Por isso, estamos de olho em qualquer novidade que torne as viagens de ônibus ainda mais interessantes. E a última novidade vem diretamente do Rio de Janeiro! O veículo híbrido que utiliza energia elétrica gerada a partir do hidrogênio e que foi testado nas últimas Olimpíadas já está pronto para ir para as ruas! A Coppe/UFRJ, Faculdade de Engenharia e Tecnologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro, informou no início do mês de abril que o ônibus híbrido elétrico-hidrogênio, desenvolvido por meio de uma parceria entre a instituição de ensino, Furnas e a Tracel, já está tecnicamente pronto para operar comercialmente.
Bons resultados na fase de testes…
De acordo com os resultados apresentados na fase de testes, a autonomia do veículo é de 330 km e a disponibilidade para tráfego foi de mais de 90%. Nos 10% restantes, o veículo precisou de reparos ou manutenções preventivas. Esse tempo não conta o período em que o ônibus ficou parado para desenvolvimentos e atualizações. Foram três fases de testes até agora. Ainda de acordo com os resultados apresentados, o consumo foi de 6,7 kg de hidrogênio para cada 100 km, com o ar-condicionado ligado. Os testes começaram em 2012, por meio do programa de Pesquisa & Desenvolvimento da Aneel – Agência Nacional de Energia Elétrica. Foram percorridos em torno de 8 mil km e mais de 30 mil pessoas foram transportadas. O ônibus transportou estudantes dentro do campus da Universidade, mas também fez trajetos especiais, como o deslocamento dos atletas para a Vila Olímpica, nas Olimpíadas de 2016 do Rio. Os custos com o projeto foram de R$ 10 milhões até o momento. Ainda de acordo com a Universidade, o custo total por quilômetro percorrido foi de US$ 2,61, contando com a manutenção, equipamento e consumo. O veículo possui carroceria Urbanuss Pluss, da Busscar.
… e a realidade da indústria brasileira
Se o ônibus está apto do ponto de vista técnico, ainda há muito o que fazer para que o Brasil tenha uma frota operacional de fato de ônibus movidos a partir do hidrogênio. A Coppe/UFRJ diz que as inovações tecnológicas ainda precisam ser consolidadas e mais testes de longa duração devem ser realizados. Além disso, ainda é necessário criar a capacidade tecnológica do parque fabril brasileiro, ou seja, as empresas devem estar aptas a produzir ônibus com este tipo de tecnologia. O projeto ainda abrange um ônibus híbrido movido a etanol e eletricidade e também uma unidade totalmente elétrica que funciona apenas com bateria. No caso do ônibus totalmente elétrico, a fase de testes deve terminar ainda em 2017. O veículo foi planejado para o transporte escolar e será mostrado para o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação para conseguir financiamentos a fim de entrar em escala. O objetivo é, no futuro, ao menos nas áreas urbanas, eletrificar o transporte escolar.
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