E as novidades para ônibus e transportes em geral continuam a aparecer a cada semana. Agora é a vez da Daimler mostrar sua novidade no mercado. A empresa está incluindo em suas duas linhas de ônibus, da Mercedes-Benz e da Setra, uma função que faz com que os veículos freiem automaticamente. O intuito desse novo sistema é evitar casos de atropelamento de pedestres.
Os ônibus vão receber a chamada Assistência de Frenagem Ativa 4 (ABA 4), já no primeiro semestre de 2018 e serão os primeiros do mundo a contar com essa função desenvolvida especialmente para esse tipo de veículo e que foi baseado no sistema utilizado nos carros da Mercedes-Benz.
Funcionamento do sistema de freios automáticos
Assim como nos carros da Mercedes-Benz, os ônibus da Mercedes e da Setra serão equipados com sistemas de radar para curtas e longas distâncias. Dessa forma, os ônibus poderão detectar, antecipadamente, pedestres a uma distância de até 80 metros e farão a frenagem de forma autônoma em caso de risco de colisão – inclusive nos casos em que as pessoas estejam ao lado da dianteira do veículo. Ciclistas e outros veículos também serão detectados em distâncias de até 160 metros e 250 metros, respectivamente.
O sistema vai alertar o motorista do ônibus com indicadores visuais e sonoros antes de entrar em ação, dando tempo para que o condutor consiga buzinar ou desviar, caso seja necessário. Os primeiros modelos desses modernos ônibus que virão com o ABA 4 serão o Tourismo, da Mercedes-Benz, e os ComfortClass 500 e TopClass 500 da Setra – que também poderão ser equipados com cruise control adaptativo (dispositivo que compartilha o sistema de radar utilizado para o ABA 4).
Por enquanto, ainda temos que esperar um pouco para que essa novidade chegue até as ruas e estradas do Brasil, mas estamos torcendo para que isso aconteça o mais rápido possível e, assim, os números e casos de atropelamentos em nossas cidades deixem de existir ou, ao menos, sejam reduzidos drasticamente.
Compartilhe este post: