De olho nas novidades que vêm da Europa, a Comissão Européia apresentou um Pacote de Mobilidade com um objetivo ambiental e prazo de cumprimento até o ano de 2030.
Afinal, nele ficam estabelecidos os objetivos ambientais que afetam o setor de transporte coletivo de passageiros e medidas que devem ser aplicadas a veículos novos a partir de 2025.
Isto é, todos os veículos novos vendidos a partir de agora devam reduzir suas emissões de gases poluentes em 15%, e os veículos vendidos após 2030 devam fazê-lo em 30%. Contudo, o pacote de medidas é considerado por muitos como não ambicioso.
A mesma Comissão, assegura que até 2030, mais de 80% dos veículos ainda utilizarão um motor movido à combustão.
O Pacote Horizon Clean Mobility para 2030
Em princípio, as medidas incluídas no novo pacote de mobilidade limpa cumprem os requisitos do Acordo de Paris. Tendo em conta que a última emissão máxima estabelecida pela Comissão Européia é de 95 gramas por quilômetro percorrido para carros, as novas medidas prevêem a redução para 80 em 2025 e 69 em 2030 (15% e 30%, nesse ordem, no ano de 2021 como referência).
Este é o segundo pacote de mobilidade do ano que nasceu com o objetivo de concretizar os princípios anteriormente marcados em medidas concretas.
Desse modo, o documento continha medidas de aplicação geral em matéria de ambiente e mudanças climáticas, aspectos sociais, infra-estruturas, digitalização e novas tecnologias.
Por isso, se procura alternativas, baixe o aplicativo CheckMyBus para Android e iOS. Dessa forma, poderá encontrar vários meios de transportes e economizar na sua próxima viagem.
Medidas concretas plantadas para atingir os objetivos do Pacote de Mobilidade:
- Facilidades aos fabricantes pra cumprir os objetivos com novas normas sobre emissões de CO2.
- Promover soluções de mobilidade limpa em licitações de contratos públicos.
- Aumentar o investimento e a aceitação de costumes alternativos.
- Incentivar o uso combinado de vários modos para o transporte de mercadorias.
- Expandir redes de ônibus de longa distância em toda a Europa como alternativa ao uso de veículos particulares.
Aliás, compatilhe essa ideia de objetivo ambiental com seus amigos! Suas atitudes também podem ajudar o meio ambiente.
Compartilhe este post: