Gramado, considerada a Suíça Brasileira, é um dos principais destinos de turistas do país. Situada a aproximadamente 120 km da capital Porto Alegre, Gramado pertence a famosa região das Serras Gaúchas e o número de turistas vêm crescendo, inclusive, mais do que no nordeste brasileiro.
Assim que você chega em Gramado muitas características únicas da cidade chamam a atenção: a arquitetura no estilo alemão, ruas muito bonitas, organizadas, com canteiros floridos e sem semáforos, motoristas que respeitam a faixa de pedestre. Além disso, as vitrines das lojas da cidade são um destaque à parte, tornando tudo ainda mais atraente. Você pode até pensar que está na Alemanha.
O que mais visitar?
Realmente, conhecer Gramado é uma experiência para se guardar na memória. Além dos chalés alpinos, chocolateiros e lojas de artesanato, a região é também conhecida pelas suas exibições de luzes de Natal e pelas hortênsias em flor na primavera. Com tanto para fazer, organize-se para não perder nenhuma atração! Veja aqui os destaques:
Colonizada por italianos e alemães
Colonizada pelos imigrantes alemães e italianos, Gramado celebra e tem orgulho de suas origens através de museus e parques temáticos que retratam os costumes de seus primeiros residentes. Além do mais, a cidade fará você se sentir em algum canto da Europa, por sua arquitetura, paisagismo e o clima. E como já dissemos, a cidade do natal luz, promove todo ano esse evento com diversas atrações natalinas, cada uma mais bela e encantadora que a outra. A cidade toda, bem como a vizinha Canela, fica enfeitada e nos transmite a sensação de estarmos no paraíso encantado.
Vida noturna
Inegavelmente a cidade possui uma vida noturna bastante animada. Na Avenida das Hortênsias e sa Rua Coberta o turista encontra diversos bares, restaurantes e casas noturnas. Uma programação noturna feita para turistas e que atrai uma grande quantidade de pessoas é conhecer a noite gaúcha, noite alemã e noite suíça. Além disso, a cidade fica mais agitada durante famoso Festival de Cinema de Gramado.
Culinária
Em razão da sua colonização, a gastronomia local é toda requintada com apelos europeus. Se você aprecia comida, Gramado tem muitos restaurantes que oferecem comida típica do Rio Grande do Sul, bem como alemã e italiana. Além disso, a cidade é famosa pelos deliciosos chocolates que dão um sabor especial ao Festival de Inverno. Na verdade, variedade de restaurantes é grande e provar um fondue acompanhado de um bom vinho, além de ser algo típico da região, é praticamente irresistível.
Natureza – Cascata do Caracol
Com matas fechadas, a cascata tem uma queda livre de 131 metros, formando a Cascata do Caracol, um conjunto paisagístico de rara beleza e segundo ponto turístico mais visitado do sul do Brasil.
Principais pontos turísticos
- Aldeia do Papai Noel
- Belvedere – Vale do Quilombo
- Centro Municipal de Cultura
- Igreja do Relógio
- Igreja São Pedro
- Lago Joaquina Rita Bier
- Lago Negro
- Mini Mundo
- Mundo Encantado
- Museu do Perfume
- Palácio dos Festivais – Cine Embaixador
- Pórtico – De quem vém de Nova Petrópolis
- Pórtico – De quem vém de Taquara
- Praça das Comunicações – Casa do Colono
- Praça Major Nicoletti
- Prefeitura Municipal de Gramado
- Rótula das Bandeiras
- Rua Coberta
Como chegar de ônibus?
A Rodoviária Municipal de Gramado fica num ponto central da cidade e recebe ônibus de Porto Alegre e Caxias do Sul em vários horários do dia. Também chegam ônibus de cidades como Porto Alegre e Florianópolis.
Tenham uma boa viagem de ônibus para Gramado e nos escreva em comentários!
Com a nossa ferramenta de busca, você encontra facilmente outros trechos e rotas. Viajar agora está por um clique, sem preocupação com estacionamento ou pedágio.
Compartilhe este post: