O transporte com demanda responsável ou DRT (Demand Responsive Transport) é uma nova forma de transporte que está se instalando pouco a pouco em alguns países europeus. Ele se apresenta como a solução ideal para áreas com menor densidade populacional e, portanto, menor demanda de transporte público. Esse serviço só é viável quando existe uma demanda prévia porém não chega a ser tão flexível como um táxi.
Como funciona o transporte com demanda responsável ou DRT?
O transporte com demanda responsável é uma adaptação dos serviços públicos, de ônibus por exemplo, à demanda existente. A finalidade é reduzir ao máximo o tempo de viagem e os gastos, evitando os serviços de linhas regulares em percursos que não são realmente rentáveis.
A idéia é mudar a linha de redes regulares nas zonas específicas onde a demanda é muito baixa e criar em seu lugar uma rede de paradas, linhas e horários com serviços que os usuários realmente necessitam.
Com isso todos se beneficiam! De um lado as empresas de ônibus conseguem economizar seus gastos e, do outro lado, os passageiros podem encontrar linhas em uma zona geográfica mais ampla onde não se justificaria a criação de uma linha de ônibus regular. Isso permite facilitar a vida de muitos usuários que até há pouco dependiam única e exclusivamente do transporte privado.
Onde o DRT funciona atualmente?
A Espanha saiu na frente e desde o ano de 2004 utiliza esse tipo de transporte. Primeiramente em Castilla e Léon, onde o envelhecimento da população, a grande extensão territorial e a baixa densidade populacional foram os principais motivos para adotar um sistema DRT. Assim se conseguiu chegar a populações que estavam anteriormente incomunicáveis, já que não eram servidas por linhas regulares de ônibus e, evitando assim, que os poucos ônibus existentes rodassem vazios.
Em Valência, desde o ano de 2010 funciona o serviço de ônibus com demanda responsável chamado CridaBUS, um ônibus noturno que liga Paterna a todos os bairros de lazer da primeira cidade, sempre aos sábados. Até às 8 da noite de sexta-feira os usuários podem enviar seus pedidos e, no sábado pela manhã, recebem as rotas propostas que poderão ser aceitas ou não.
Na capital finlandesa, Helsinki, em 2013 entrou em funcionamento o sistema Kutsuplus, que utilizava a tecnologia para encontrar a rota mais rápida e deixar todos os passageiros em seus destinos. A rota era solicitada através de qualquer computador ou através de um app e o sistema indicava aos usuários como chegar à pé até o ponto de ônibus mais próximo.
No Brasil esse sistema seria uma boa alternativa para áreas rurais ou até mesmo para os grandes centros no período noturno, quando as rotas de ônibus regulares e metrôs deixam de funcionar. Torcemos para que esse tipo de sistema logo faça parte da realidade da população para, assim, facilitar a vida de todos e ainda contribuir com o uso racional do transporte público.
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