O maior ônibus do mundo é brasileiro. Volvo lança no Rio de Janeiro o Gran Artic 300

O maior ônibus do mundo é brasileiro. Volvo lança no Rio de Janeiro o Gran Artic 300Quando se trata do mercado de transporte público uma pergunta sempre vem à tona: será que poderiam haver avanços no design dos ônibus que proporcionassem a esses veículos o transporte de um maior número de passageiros? Novos projetos que combinam trasporte de mais pessoas e flexibilidade com grande capacidade estão em desenvolvimento em diversos locais. Mas foi no Brasil que a grande novidade foi lançada: o Volvo Gran Artic 300.

O website Campaign for Better Transport’s afirma em sua página ‘Better…Trams’: “nas grandes cidades os ônibus elétricos são, muitas vezes, uma boa solução. Eles preenchem a distância entre trens e ônibus normais. Além disso podem transportar um grande número de pessoas e ainda podem ser integrados com os outros transportes públicos existentes”.

E continuam: “Enquanto os trens transportam muitas pessoas rapidamente por uma longa distância e os ônibus transportam um número menor de pessoas, para viagens mais curtas os elétricos são mais flexíveis que os trens – porque param mais frequentemente – e mais rápidos e confiáveis que os ônibus tradicionais”.

Assim, a capacidade de transportar um número maior de passageiros é, obviamente, parte da vantagem dos bondes, ao contrário dos ônibus – que transportam menos pessoas. Mas, e se um ônibus pudesse levar tantos passageiros quanto um bonde? Ou ainda mais, será que a flexibilidade do bonde no uso do sistema rodoviário de uma grande cidade supera as vantagens ambientais de um elétrico – que é limitados pelas suas faixas?

O maior ônibus do mundo é brasileiro. Volvo lança no Rio de Janeiro o Gran Artic 300.Essa resposta já foi dada pela Volvo, uma dos principais fabricantes de ônibus, que acabou de lançar um chassi de quatro eixos medindo 30 metros de comprimento. Resultado? O veículo biarticulado com o novo chassi pode transportar cerca de 300 pessoas. Além disso, o modelo oferece a opção de 5 portas, possibilitando assim a agilidade no embarque e desembarque e evitando a concentração de usuários em determinadas regiões de maior movimento.

O novo Volvo Gran Artic 300

A novidade do mercado, o novo biarticulado Volvo Gran Artic 300, foi exibido pela primeira vez na exposição FetransRio no Rio de Janeiro. O diretor da Volvo Bus América Latina, Fabiano Todeschini, comentou: “Somos líderes em veículos para sistemas de transporte de alta capacidade, Bus Rapid Transit (BRT), e agora apresentamos o maior chassis de ônibus do mundo. Este veículo proporcionará sistemas de transporte mais eficientes, oferecendo uma maior qualidade para os passageiros e uma melhor eficiência de custos para os operadores de transporte”.

Desenvolvido no Brasil especialmente para sistemas BRT, o novo Gran Artic 300 é o maior de uma família de novos chassis. O Super Artic 210, com apenas uma “curva”, pode transportar até 210 passageiros; enquanto o Artic 150, com apenas 18,6 metros de comprimento, transporta apenas 150 passageiros. “Estamos orgulhosos em dizer que o maior ônibus do mundo é um Volvo e que foi desenvolvido no Brasil”, disse Idam Stival, coordenador de engenharia de vendas da Volvo Bus América Latina. A Volvo já entregou mais de 4.000 ônibus para sistemas de BRT em Curitiba, Bogotá, Cidade da Guatemala, Cidade do México, Santiago do Chile e San Salvador.

Compartilhe este post:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.