Você já se pegou esperando o ônibus por um longo tempo e, de repente, chegam 2 ou 3 ônibus de uma só vez? Você também já notou que seu ônibus chega apenas alguns segundos depois que você desistiu de esperá-lo e saiu do ponto? Ou ele aparece no exato momento em que alguém decide fumar um cigarro enquanto espera? Embora não possamos descobrir a teoria da conspiração que afeta todos os ônibus e seus passageiros ao redor do mundo, pelo menos, podemos esclarecer algumas dúvidas sobre o assunto graças ao fenômeno já conhecido e chamado de “bus agrupament”.
Bus Bunching
Grupo de dois ou mais veículos, como ônibus ou trens que estão programados para circular por uma mesma rota com espaços de tempo entre eles e que, sem motivo aparente, acabam aparecendo no mesmo lugar e ao mesmo tempo.
Como é possível essa coincidência de lugar?
Imagine que um ônibus circula com um pouco de atraso. Ao chegar na parada irá pegar os passageiros que já estavam esperando mais os outros que realmente tinha a intenção de pegar esse ônibus. Como resultado, o próximo ônibus, chegando a tempo, terá uma carga de passageiros inferior. Enquanto o primeiro ônibus se atrasará cada vez mais a cada ponto (em razão dos passageiros crescentes), o segundo ônibus ganhará minutos e até mesmo chegará junto com o primeiro ônibus em alguns pontos.
Existe uma solução para o Bus Bunching?
Sempre que um ônibus estiver atrasado, uma possibilidade para resolver esse problema é que as empresas de ônibus responsávels pelas linhas ativem um protocolo de “via expressa”, permitindo que o veículo não realize todas as paradas do percurso. Portanto, este primeiro ônibus não seria sobrecarregado eo próximo poderia fazer o trecho normalmente.
Outras medidas preventivas também poderiam ser adotadas. Dentre elas recomendam-se as seguintes:
– Definir tempos máximos e mínimos em cada ponto de ônibus.
– Otimizar o acesso de passageiros ao ônibus com várias portas e sistemas pré-pagos.
– Fornecer frota de reforçoquando a demanda de passageiros assim exigir.
Compartilhe este post: