Rodoviárias e aeroportos de todo o mundo estão voltando a operar dentro da nova realidade de pandemia. Dentre as novas medidas de segurança para viagem pós-coronavírus (COVID-19) adotadas, as mais comuns são a intensificação da limpeza, inclusive com uso de álcool em gel, principalmente em áreas como corrimãos, botões de elevador e assentos, além de praças de alimentação. Além disso, avisos sonoros sobre os sintomas e orientações de profissionais treinados já fazem parte da rotina. Veja também, outros destaques abaixo:
Especificamente no Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo, foram colocados adesivos no piso para orientar a manutenção da distância de 2 metros entre as pessoas nos locais de inspeção para embarque (raio-X) e imigração. Além disso, é utilizada a desinfecção por nebulização em áreas comuns, incluindo corredores, balcões, escadas fixas, elevadores, piso, sanitários e todas as superfícies passíveis de contato.
Proteção na viagem
As empresas de ônibus e companhias aéreas preparam seus protocolos de segurança. Nesse caso, como o coronavírus (COVID-19) chegou primeiro na Ásia e Europa, o Brasil tem a vantagem de aprender com as experiências e medidas preventivas que foram tomadas nesses continentes.
A Emirates por exemplo, divulgou que os comissários devem usar luvas, máscaras, óculos de proteção e uma capa impermeável durante os voos.
No Brasil, as empresas aéreas também já adotaram a máscara como nova parte do uniforme (e algumas também luvas) para proteção de comissários de bordo e pilotos de avião.
Entre outras idéais, a Aviointeriors empresa produtora de interiores de cabine e assentos de passageiros de aeronaves, também desenvolveu dois novos conceitos de assentos especificamente para a proteção e distanciamento de passageiros.
Na Itália, as empresas de ônibus retomaram as viagens nacionais. Dentre elas, a Marino adotou medidas de segurança rígidas para proteger e dar segurança aos seus passageiros. Acompanhe no vídeo abaixo:
Empresas nacionais
Empresas nacionais vêm trabalhando na implementação rápida de medidas de segurança que se adaptem à nova realidade. Por exemplo, a Viação Garcia já implantou um sistema de desinfecção e também cortinas que separam os passageiros. As cortinas serão higienizadas a cada viagem, assim como acontece com a limpeza interna e externa dos ônibus a cada operação. Outras ações visando a segurança para viagem pós-coronavírus ainda serão efetuadas.
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) começa também a exigir a utilização de máscaras por viajantes em trânsito ou durante viagens (terrestres e aéreas) e inclusive, a suspensão de serviço de bordo em voos nacional.
E você, quais as suas sugestões de segurança para viagem pós-coronavírus (COVID-19)?
Deixamos aqui ótimos motivos para viajar de ônibus, destinos maravilhosos que estarão lá, te esperando, quando tudo estiver melhor!
Lembre-se de viajar apenas se necessário e use sempre máscara!
Compartilhe este post: