O Grupo Volkswagen inicia um novo ciclo de investimentos na operação de caminhões e ônibus visando expandir sua presença internacional da marca, renovar a fábrica no Brasil e ampliar seus serviços de tecnologia e conectividade para clientes do mercado brasileiro. A novidade foi anunciada no mês de dezembro do ano passado.
A empresa pretende fazer um aporte da ordem de R$ 1,5 bilhão, entre os anos de 2017 a 2021, segundo o CEO da Volkswagen Truck & Bus, Andreas Renschler, que esteve no Brasil especialmente para anunciar a grande novidade.
O presidente da MAN Latin America, Roberto Cortes, reforçou o fato do grupo acreditar no Brasil e estar de olho no futuro, nos resultados que o mercado brasileiro e de outros países emergentes que apresentarão futuramente. “Nosso quinto anúncio consecutivo de investimentos coincide com duas importantes comemorações: os 35 anos da marca Volkswagen Caminhões e Ônibus e os 20 anos da fábrica de Resende, onde mantemos o inovador processo produtivo do Consórcio Modular com sete empresas parceiras. Só foi possível confirmar mais esse ciclo virtuoso graças às medidas de economia tomadas em conjunto com nossos colaboradores, sindicato, fornecedores e concessionários. Assim podemos enfrentar a crise e trabalhar pela recuperação do mercado”, afirma Roberto Cortes.
Desde 2004, além da fábrica de Resende a montadora mantém uma linha de montagem no México, atualmente sediada na cidade de Querétaro e responsável pela produção dos caminhões e ônibus das marcas Volkswagen e MAN. Na África do Sul, um acordo comercial permite que a MAN Truck & Bus monte em sistema SKD os caminhões e ônibus Volkswagen com direção do lado direito – a marca está naquele país desde 2005, tendo iniciado operações em parceria com a Volkswagen Group South Africa.
O plano: R$ 1,5 bilhão em cinco anos de investimentos
2017-2021: novos produtos e serviços, expansão internacional da marca VWCO
Em entrevista ao Portal Trasnsporta Brasil, o CEO da Volkswagen Truck Bus, Andreas Renschler,revelou o importante papel estratégico que o Brasil reprensenta para a empresa. “Para nós é muito importante olhar para o futuro. Eu sei da situação atual do Brasil, que não é muito boa, para dizer o mínimo, mas mesmo assim nós temos que olhar para o futuro. Nós acreditamos no Brasil e essa é a razão pela qual estamos investindo em novos produtos, investindo 1,5 bilhão de reais. O grupo Volkswagen Truck and Bus é dono das marcas MAN e Scânia e, no mesmo nível, existe a marca Caminhões aqui no Brasil”. O CEO ainda continua: “o Brasil é muito importante para nós como mercado estratégico bem conceituado. Nós usamos as capacidades do marcado aqui, das pessoas e dos produtos daqui para desenvolver negócios em outros mercados internacionais onde couberem os nossos produtos”.