Você sabe quais são os assentos mais seguros nos ônibus?

Os ônibus são o principal meio de transporte de milhões de pessoas. Tanto nos ônibus intermunicipais quanto interestaduais, geralmente escolhemos o assento de forma aleatória ou buscando o máximo de conforto. Aí a pergunta: quais os assentos mais seguros na hora de viajar de ônibus? E os menos recomendáveis?

Em um primeiro momento esta decisão parece não ser importante. Mas isso poder fazer a diferença em caso de acidentes. Assim como nos aviões ou trens, o assento que você ocupa no ônibus pode ser decisivo em caso de colisões.

Dica CheckMyBus: Baixe agora GRÁTIS o aplicativo CheckMyBus!

CheckMyBus App StoreCheckMyBus Google Play Store

Dicas para viajar com mais segurança nos ônibus

Dicas para viajar com segurança nos ônibus
No ônibus, o tipo de impacto (frontal, lateral, etc.) e os cintos de segurança são, sem dúvida, o mais relevante no cálculo da probabilidade de aspectos de sobrevivência.

Pode parecer que não há muito o que podemos fazer por nossa segurança própria quando viajamos de ônibus, mas detalhes como o assento e a fileira, orientação ou a forma como nós nos sentamos têm mais influência do que pensamos.

Compre com segurança sem sair de casa

🚍 Salvador – São Paulo

🚌 Belo Horizonte – Cabo Frio

🚌 Campinas – Santos

Parceiros de venda oficiais para você comprar passagens de ônibus

Cinto de segurança

Cinto de segurança
Embora pareça um dos ítens mais básicos e fundamentais, a verdade é que os ônibus há poucos anos atrás não eram obrigados a ter cintos de segurança.

Desde que o uso de cinto de segurança foi implementado como obrigatório, o importante é saber como colocá-lo da maneira certa. Isso impedirá que o passageiro saia voando em caso de acidente, diminuindo o risco de lesões.

Janela ou corredor?

Como já mencionamos, a “segurança” dentro do ônibus depende do tipo de acidente que ocorre. Por exemplo, verificou-se que em casos de colisões frontais os assentos situados nas janelas são os mais seguros.

No entanto, em caso de capotamento, passageiros que ocupam os assentos do corredor terão mais chance de sairem ilesos.

Primeira ou última fila?

Primeira ou última fila?
Assim sendo, evite as primeiras e últimas filas. Em caso de acidente o melhor é estar o mais longe possível do ponto de colisão.

De fato, os assentos mais seguros são aqueles que têm uma outra fila na frente, que em caso de acidente atua como uma barreira, impedindo que o passageiro seja jogado longe. Os assentos menos recomendados são aqueles localizados na primeira fileira.

Outras recomendações:

  •  Sente-se corretamente e evite estar de pé, na medida do possível.
  •  Bagagem volumosa deve ser levada no bagageiro.
  •  Saiba sempre onde está a saída de emergência do ônibus.
Você sabe quais são os assentos mais seguros nos ônibus? Gosta de viajar de ônibus? Portanto dê uma olhada em nosso outro post Conselhos para viajar de ônibus. Tenha uma ótima viagem!
Compartilhe este post:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.