A Viação Cometa, 70 anos nas estradas do Brasil

space-1486556_960_720Muito provavelmente você nunca viu um cometa no céu, mas com certeza já deve ter visto um Cometa nas estradas brasileiras. A Viação Cometa e uma das maiores empresas de ônibus do Brasil e com centenas de destinos em diversos estados, principalmente no sudeste brasileiro. A Viação Cometa e uma das pioneiras nas interligações na região sudeste, e uma das mais antigas na ligação do sudeste  com Parana estado do sul do país.

A Historia da Viação Cometa 

A Viação Cometa acabou sendo fundada por um acaso. Um agrimensor chamado Arthur Brandi estava realizando um loteamento na região do Jabaquara, mas tinha dificuldades para vender os terrenos. O motivo disso e que o bairro do Jabaquara e muito longe do centro de Sao Paulo  e não contava com um transporte regular. Para conseguir vender o loteamento, a única solução  era criar e operar uma linha de ônibus, que ligasse o Jabaquara e ate Praça da Sé. Para isso Arthur chamou seu cunhado um empreendedor e visionário Tito Mascioli para criar uma empresa e operar.

Com isso foi criada a pequena empresa de ônibus urbano, Auto Viação Jabaquara S.A.  Tendo como foco a qualidade nos serviços prestados, rapidamente a empresa se transformou na maior empresa so setor em Sao Paulo,  controlando 40% do mercado.

Porem com a criação da Companhia Municipal de Transportes Coletivos CMTC em Março de 1947,  a Auto Viação Jabaquara S.A. teve sua licença de anulada em nenhum tipo de indenização.

No mesmo ano, Tito Mascioli adquire a Empresa Auto Viação São Paulo-Santos Ltda e em 17 de fevereiro de 1948, a empresa muda de nome e passa e ser chamada Auto Viação São Paulo-Santos S.A.

Origem do nome

Em 07 de maio de 1948 a empresa teve seu nome alterado para Viação Cometa S.A.                       A origem nome Viação Cometa foi escolhido por acaso.  Como os ônibus já tinham um cometa desenhados nos ônibus da Empresa Auto Viação São Paulo-Santos Ltda. As cores originais azul e bege, foram inspiradas em um jogo de porcelana no qual o seu fundador Tito Mascioli e sua esposa tomavam chá na Europa.

A Viação Cometa fabricava os próprios ônibus – O Flecha Azul (foto acima)

Numa ação pioneira e ousada,  em 1983, a Cometa começa a fabricar seus próprios ônibus através da empresa empresa chamada Companhia Manufatureira Auxiliar CMA.  O famoso “Flecha Azul”, um ônibus que virou simbolo das estradas foi até o Flecha Azul VIII.

A Viação Cometa hoje em dia

A empresa e certamente reconhecida por ter um diferencial na qualidade e serviços aos passageiros desde dos anos 50. Com isso se tornou um ícone das estradas brasileiras.

Seus veículos também se tornaram ícones como os modelos Dinossauros, Flecha Azul, o famoso GM “Morubixaba”, Papo Amarelo, entre outros.

Em 2001, após saída de um dos herdeiros do Major Tito Mascioli da sociedade da empresa, a companhia acabou sendo adquirida pelo grupo JCA, controlador de empresas como Auto Viação Catarinense, Rápido Ribeirão Preto, Auto Viação 1001, Expresso do Sul, entre outras empresas. Juntas as empresas operam com mais de 3 mil ônibus nas regiões Sudeste e Sul do Brasil transportando mais de 91 milhões de passageiros anualmente, com mais de 422 cidades atendidas nos estados do Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Hoje a empresa possui uma frota moderna com diversas configurações.

  • CONVENCIONAL
  • EXECUTIVO
  • SEMI LEITO GTV
  • SEMI LEITO DD
  • LEITO
  • 1ª CLASSE
  • LEITO CAMA

Você pode encontrar passagens da Viação Cometa para diversos destinos em nosso site CheckMyBus.

Veja aqui:  Viação Cometa

Tenham uma boa viagem !

Compartilhe este post:

2 Comments

  • Felipe

    Ola estou para me mudar para o interior porem moro atualmente em Sao Paulo e estou indo para Franca-SP, eu tenho uma TV de 55 polegadas e gostaria de saber se posso levar ela como bagagem.
    Aguardo o retorno, obrigado.

    • CheckMyBus

      Olá Felipe,

      Antes de mais nada, agradecemos seu contato.

      Conforme a lei, o passageiro tem direito de levar no bagageiro do ônibus, gratuitamente, até 30 quilos de bagagem no bagageiro e um volume máximo de 300 m³. No porta-embrulhos (compartimento acima do passageiro) são permitidos 5 kg de peso total e dimensões que se adaptem ao compartimento de bagagem sem colocar o passageiro em situação de perigo ou desconforto.
      No caso de um tamanho maior, entre em contato com a empresa de Ônibus diretamente e verifique a possibilidade e custo.

      Esperamos ter atendido a sua dúvida. Qualquer outra dúvida, basta nos escrever.

      Obrigado por sua mensagem! Um grande abraço.
      CheckMyBus – Serviço de atendimento ao cliente

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.