Remarcar a passagem ou pedir reembolso. Veja como fazer

running-2353880_1920Quem já não atrasou para uma viagem ? Sair de casa correndo e chegar no guichê de embarque faltando poucos minutos para a partida do ônibus. Ou quando acontece aquele imprevisto, ferias canceladas, problemas de saúde ou quando você esqueceu que tinha já uma reunião marcada para aquele dia. Calma! sem estressar pois temos uma boa noticia para você.

Sua passagem tem validade por 1 ano

Desde 2009, a legislação brasileira garante, pela Lei nº 11.975, que os bilhetes rodoviários tem a validade por um ano a partir da data de emissão, ou seja, independentemente de terem datas ou horários específicos. As passagens podem ser reprogramados dentro do período de 1 ano como um crédito para o passageiro.

Porém para remarcar a passagem e importante que tenha o mesmo destino e que a válidade da passagem esteja vigente. O passageiro terá de até três horas antes da viagem para não ter nenhuma cobrança de acordo com o supervisor da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). Caso haja um atraso, ainda sera possível a remarcação, no entanto, sera cobrado uma taxa de até 20% do valor do bilhete.

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E se eu desistir da viagem ?

Em caso de desistência, o passageiro poderá solicitar um reembolso do valor pago na passagem, porem devera respeitar as três horas de antecedência do embarque. Sendo assim, a empresa de ônibus devera devolver o valor em até 30 dias, a partir da data do pedido. A lei determina que a empresa é proibida de reter o montante passado esse prazo, ou seja, a restituição é obrigatória.
O valor do reembolso será igual ao valor da tarifa, descontada a comissão de venda. Já se o bilhete houver sido comprado a crédito, o reembolso, por qualquer motivo, somente será efetuado após a quitação do débito.

 E se a empresa de ônibus não respeitar ?

Infelizmente existem casos de empresas que se recusam a devolver o valor, para isso os passageiros tem o direito de apresentar uma queixa à ANTT.

A ANTT pede aos passageiros que primeiramente faca o contato com superiores da empresa de ônibus. Caso nao haja um entendimento, entre em contato com a ouvidoria da ANTT pelo telefone 166 e ou envie um e-mail para ouvidoria@antt.gov.br ou acesse o site www.antt.gov.br. A agência fornece informações detalhadas sobre os direitos e obrigações dos passageiros no site.

Veja aqui as opções de horários de ônibus e reserve agora mesmo.

Tenham uma boa viagem ! Sem atraso

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