Aulas de história no trajeto do ônibus

Aulas de história no trajeto do ônibusE a história começa assim: “meu trabalho é dar aula de História dentro do coletivo. A História que pode te ajudar no Enem, a História que pode te ajudar em um Concurso Público, que pode te ajudar na leitura de um livro” … e assim o assunto sobre o Tratado de Tordesilhas começa a ser ensinado ali mesmo, dentro de um circular, em meio aos passageiros e durante o percurso do ônibus.

Parece o roteiro de mais um filme de Hollywood, mas é a mais pura realidade. Na cidade do Belém do Pará o universitário Eduardo Veras, desempregrado e com problemas financeiros, percorre todos os ônibus da cidade lecionando história para custear seus estudos de Ciências Sociais na Universidade da Amazônia, e encontra nessa atividade sua única fonte de renda. O rapaz distribui folhetos para que seus alunos acompanhem todas as suas explicações e aproveitem, ao máximo, os conhecimentos que são ali partilhados.

O vídeo do professor viralizou nas redes sociais depois que alguns passageiros dos ônibus, impressionados com a coragem e a postura de Eduardo, postaram vídeos das aulas dadas em plena viagem. Depois disso, o perfil de Eduardo Veras no Facebook recebeu milhares de curtidas. Diferente de outras pessoas desempregadas que entram nos ônibus para vender doces ou outros pequenos artigos, ele não cobra nada pela aula e só pede para aqueles que possam ou queiram, contribuam com um valor simbólico. O “professor do ônibus” conta ainda que seu maior sonho é fazer o mestrado e se tornar professor universitário.

De acordo como Jornal Extra, as arrecadações auferidas por Veras em suas aulas nos ônibus servem para pagar os custos da universidade (que também são complementados por uma bolsa do Governo Federal), além de ajudar no custeio para o tratamento de câncer de sua mãe. As aulas acontecem quase todos os dias no período da manhã e Veras ainda publica vídeos no Youtube para divulgar o trabalho.

Aqui você pode conferir uma das vídeos aulas de Eduardo Veras dentro do ônibus:


<< São histórias como essa que nos emocionam e nos fazem acreditar cada dia mais na capacidade e honestidade do povo brasileiro. >>

 

Compartilhe este post:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.