Brasil: 80% dos viajantes preferem o ônibus

Brasil: 80% dos viajantes preferem o ônibusDepois de analisarmos o estudo Sondagem do Consumidor – Intenção de Viagem, do Ministério do Turismo, descobrimos que os brasileiros têm, literalmente, rodinhas nos pés. Isso porque 80,3% dos futuros viajantes têm como idéia desbravar os destinos nacionais e desfrutar nossos belos cenários naturais, rica gastronomia e manifestações culturais, viajando preferencialmente de ônibus! O estudo também aponta a região nordeste como o destino turístico mais desejado. Ainda segundo dados do Ministério do Turismo, a intenção dos brasileiros de viajar em ônibus aumentou em quase 7% no último ano.

Quanto viajamos de ônibus?

Notadamente em viagens de longas distâncias o meio de transporte clássico é o avião, principalmente em um país de dimensões continentais como o Brasil . No entato, assim que colocamos nossos pés em terras firmes, o ônibus é o meio de transporte preferido do turista brasileiro – seja porque estamos acostumados com ele, seja por sua facilidade quanto ao deslocamento (afinal encontramos pontos e paradas de ônibus em todo lugar), ou até mesmo por seus atrativos preços. O fato é que o índice acima citado representa um crescimento de 23% no desejo de visitar os destinos nordestinos. A região sul ficou em segundo lugar, com 25,3% das intenções de visita, seguida pelo sudeste com 19,2%, centro-oeste com 4% e norte com 3,5%.

Em quais ocasiões viajamos de ônibus?

Visitar familiares ou amigos durante o final de semana, lazer ou turismo são os motivos mais citados pelos viajantes. Dentro desse contexto, as viagens dentro do próprio estado em que moram continuou liderando a preferência dos consultados, com 63,9%. As viagens para fora do estado somaram 40,2%. As viagens para lazer ou férias atingiram um percentual de 53,5%, seguida pela visita a parentes ou amigos com 42,5%. E, por isso, 71,7% dos brasileiros ainda se hospedam preferencialmente na casa desses parentes ou amigos.

Por quê viajamos de ônibus?

Os baixos preços das passagens continua a ser a principal motivação da maioria dos usuários. A boa conexão com outros meios de transporte, várias paradas de ônibus no meio do percurso e a ausência de alternativas em algumas rotas são outras das razões mais populares. Outros viajantes ainda citam o conforto que os ônibus passaram a oferecer nos últimos anos, como internet e filmes gratuitamente. Naturalmente as pessoas que não possuem carro acabam optando facilmente pelo ônibus.

“Hoje, cerca de 60 milhões de brasileiros viajam pelo País, mas há ainda 70 milhões prontos para entrar nesse mercado. O fortalecimento do turismo doméstico, em suas múltiplas formas – negócios, ecológico, esportivo, cultural, religioso – é um caminho que precisa ser explorado”, afirmou o ministro do Turismo, Marx Beltrão.

Compartilhe este post:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.