Viajar de ônibus, de carona, usar mais o transporte público, ir de bicicleta, andar mais… Seguramente você se recorda das suas promessas de ano novo, mas não tem nada a ver com isso. O tema em questão é mobilidade sustentável, como diminuir nossa conta com a ecologia e começar a cuidar melhor do planeta. Veja abaixo como isso já está mudando em alguns países.
O biocombustível e os ônibus
Apesar de todas as vantagens que oferecem as alternativas sustentáveis como, por exemplo, os ônibus, trêns, uso compartilhado de carros (ou caronas) e o uso do transporte coletivo como meios de transporte ecológico, também é necessário recordar que os mesmos emitem gases nocivos, ainda que em pequenas quantidades. E aí é onde surgem as novas alternativas como os chamados ônibus ecológicos. Mas do que se trata exatamente? São veículos que utilizam o biocombustível como fonte de energia. Este biocombustível pode ser obtido através do óleo de cozinha reciclado, urina e dejetos de animais ou, inclusive, as águas residuais das nossas cidades.
Ônibus que funcionam com excremento de vaca?
Urina ou águas fecais? De fato, o Reino Unido possui uma frota de ônibus ecológicos, presentes em quase todas as regiões do país, que se movem graças aos excrementos de vaca. Um deles, o Bus Hound, inclusive acabou de receber o título de “ônibus de linha mais rápido do Reino Unido”, alcançando 123,57 km/h. Além disso, transforma os excrementos humanos procedentes do sistema de esgoto de Bristol em bio-metano, que utilizam para movimentar os ônibus que fazem a rota Bristol – Bath.
Ônibus que funcionam com fraldas usadas?
Isso não é só coisa para inglês ver! Em Oslo começou-se a utilizar o metano produzido pelas plantas do tratamento das águas residuais para o uso do biocombustível de 80 ônibus urbanos. No Canadá, a empresa AMEC quer aproveitar fraldas descartáveis usadas para produzir biodiesel.
Ônibus que funcionam com bagaço de cana?
O Brasil não está fora dessa tendência mundial e já há alguns anos cidades como São Paulo e Curitiba possuem parte da frota de ônibus urbanos movidos com biocombustível produzido a partir do bagaço da cana-de-açúcar.
As possibilidades são imensas, também se pode criar o combustível a partir da borra do café, chocolate ou refrigerantes. Como você vê, existem soluções altenativas que contribuem para uma nova realidade. Você conhece mais alguma digna de ser divulgada? Conte-nos!
Compartilhe este post: