Curiosidades do mundo do ônibus

Curiosidades do mundo do ônibus: jardins no teto, passeios para cães e combustíveis não convencionaisQuem pensa que o tema “viagens de ônibus” se refere a viagens entediantes ou ônibus lotados de pessoas cansadas voltando para casa após o trabalho deveria dar uma olhada nas novidades que a indústria internacional do setor vem mostrando. Em todo o mundo, pessoas que desenvolvem projetos estão focadas em trazer novidades e fazer do ônibus um meio de transporte ecologicamente sustentável e amigo do meio ambiente. Interessado no assunto? Veja as novidades que encontramos para você logo abaixo.

Bristol Bio-Bus

Quem viaja na cidade inglesa de Bristol, viaja ecologicamente correto. Desde janeiro de 2015 existe o que se denominou bio-bus. A principal característica desse ônibus é que ele é movido a bio-metano – um gás produzido a partir de pedaços de lixo e alimentos humanos. Através da reciclagem de resíduos a Bio-Bus prima por um equilíbrio ambiental particularmente positivo. Além disso o bio-metano custa aproximadamente metade do preaço do diesel comum.

Londres Hundebus

Curiosidades do mundo do ônibus: passeios para cãesOs ônibus de dois andares vermelhos há muito se tornaram uma marca da capital britânica, Londres. Embora até agora somente pessoas fossem capazes de curtir os passeios turísticos mais populares da cidade, desde o mês passado também cães são permitidos a bordo. Como parte do projeto inicial, uma rede de varejo britânica organizou a exposiçãode acessórios durante as viagens do ônibus. Os proprietários dos peludos foram entretidos durante o percurso com comentários de áudio que tratavam de fatos interessantes sobre pontos turísticos e sua relação com os cães. Também foi feita uma apresentação sobre famosos cães da família real, começando por Corgis – o cachorro da rainha – até o cocker spaniel de William e Kate.

China Tunnelbus

Em 2010, na China, foi apresentado um projecto muito discutido: o TEB-1. A fim de evitar a aglomeração nas estradas foi desenvolvido um tipo de túnel para ônibus. Os ônibus correm por trilhos acima do solo, evitando aumentar os congestionamentos. O Tunnelbus está sendo testado nas ruas das cidades chinesas e também nas rodovias, para viagens intermunicipais. Vários países como França e Índia já manifestaram interesse no conceito inovador, razão pela qual o desenvolvimento de TEB-1 ou de um ônibus semelhante está em andamento.

Madrid Gartenbus

No ano passado os cidadãos de Espanha puderam enviar para o projeto “Muévete en Verde” idéias em torno do tema proteção do meio ambiente. Um dos conceitos vencedores a ser implementado em breve, os ônibus de jardim de Madrid. O que é isso? Estes são ônibus urbanos comuns que têm em seu teto um jardim! Esse jardim absorve uma parte dos CO2 liberado durante o trajeto, melhorando assim o desempenho ambiental dos ônibus. Inúmeras paradas de ônibus estão sendo equipadas com os jardins urbanos. Primeiro, o projeto está sendo implementado nas linhas populares 27 e 34. Outra vantagem, o jardim reduz automaticamente a temperatura dentro dos ônibus em cerca de 3 graus. Durante os meses de verão essa já é, seguramente, uma grande vantagem!

Compartilhe este post:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.