De mala prontas para o exterior: plugue-se nessas dicas!

De mala prontas para o exterior: plugue-se nessas dicas!Você vai fazer a viagem dos seus sonhos, vai passar as férias fora do Brasil! Muito tempo planejando e poupando dinheiro, a escolha do destino, malas para arrumar, passagens para comprar, passaportes, roteiros a descobrir, pesquisas sobre como se deslocar dentro da cidade escolhida (metrô, ônibus ou táxi), hotel reservado. Tudo parece organizado, perfeito. Mas um detalhe que nem todos pensam e que é muito importante: os diferentes modelos de tomadas! Sim, isso mesmo. Você sabia que existem diferentes tipos de tomadas? Imagine você ficar sem conseguir carregar seu celular ou secar seu cabelo depois do banho?!!! Só de pensar já dá pânico! Por isso vamos ajudar você a desvendar esse mistério e se preparar para todos os tipos de tomadas nos países onde os brasileiros mais costumam viajar. Fique de olho!

Diferentes tipos de tomadas pelo mundo: prepare-se!

Pelo menos 14 tipos de tomadas diferentes se espalham pelo globo. Na maioria das vezes, se você sai do Brasil e viaja para o exterior, provavelmente terá problemas com todos os seus aparelhos elétricos porque as tomadas deles não estão adequadas ao padrão de tomada estrangeiro.

Tudo isso porque a discussão sobre um padrão de tomada ocorreu durente a  Segunda Guerra Mundial, quando muitos países se afastaram. Como foi justamente nessa época que os aparelhos eletrônicos e eletrodomésticos começaram a ser popularizados, cada país ou região desenvolveu os próprios plugues e tomadas. A organização não acredita que, atualmente, seja possível ter um padrão universal, pois envolveria modificações nas instalações elétricas dos países.

O resultado? Cada país criou seu modelo de tomada e até hoje podemos dizer que o tema é uma babilônia elétrica! No Brasil, desde 2010, usamos as chamadas tomadas tipo N, que são encontradas somente aqui. O modelo você já conhece: três pinos redondos, sendo dois paralelos e um terceiro no meio, um pouquinho mais para baixo. Nesse tipo de plugue encaixam-se também a tomada tipo C.

De mala prontas para o exterior: plugue-se nessas dicas!

Poderíamos identificar uma infinidade de diferenças, mas para facilitar escolhemos os destinos mais visitados pelos brasileiros. Veja no quadro abaixo qual o plugue é adotado no país que você vai visitar.

América do Norte

Compostos por dois pinos achatados e paralelos, você pode encontrar algumas dificuldades ao chegar nos Estados Unidos, já que lá um dos pinos costuma ser mais largo que o outro.

☛ Confira os ônibus de e para os Estados Unidos

União Européia

O famoso plugue de dois pinos arredondados e paralelos ainda é comum nos países europeus. Entretanto, para deixá-los mais seguros, alguns países resolveram fazer pequenas modificações nas tomadas, mas que ainda permitem a ligação de aparelhos elétricos que possuem a tomada tipo C. Mas atenção! Alemanha, Espanha, Holanda e Portugal usam uma nova versão da tomada tipo C, definida como tipo F. Sua diferença? Duas de suas extremidades são clipes usados como fio terra.

☛ Confira os ônibus de e para a Alemanha

França

Os franceses também usam uma diferente versão da tomada tipo C, conhecida como tipo E. Nela, o plugue também é redondo, com dois pinos arredondados e paralelos. Entretanto, existe também um pequeno orifício no alto do plugue, evitando o risco de choques e aumentando o uso do fio terra.

☛ Confira os ônibus de e para a França

Itália

O mais comum é encontrarmos a tomada tipo L, com três pinos paralelos e de igual tamanho. Se a tomada for para 10A (ampare), você pode conectar plugues tipo C nela sem problemas. Agora, se a tomada for para 16A, você vai perceber que o espaço entre os pinos é maior e eles são mais largos, precisando, assim, do uso de um adaptador.

☛ Confira os ônibus de e para a Itália

Reino Unido

Na Inglaterra e Reino Unido a tomada mais segura do mundo, a tipo G. O modelo britânico é identificado pelos três retângulos que formam o desenho de um triângulo.

☛ Confira os ônibus de e para a Inglaterra

América do Sul

Argentina

Mas se você vai ficar aqui na América do Sul, os argentinos preferiram aderir a um diferente modelo de tomada, com três pinos achatados. Para identificá-la, basta reparar nos dois pinos na diagonal e outro, na parte inferior, na posição vertical.

☛ Confira os ônibus de e para a Argentina

CheckMyBusDica de ouro! Se você vai fazer um mochilão passando por vários países, não compensa encher a mala com adaptadores de tomada diferentes nem gastar dinheiro comprando vários deles pelo caminho. A melhor solução é adquirir um adaptador universal. Ele é bem maior que os outros, mas, como diz o nome, serve para usar em qualquer lugar e aceita todos os tipo de plugues.
Compartilhe este post:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.