De olho na dica: como controlar os gastos de viagem!

De olho na dica: como controlar os gastos de viagem! Quem nunca viajou e voltou com a mala cheia de cacarecos que até hoje estão no armário? Potes de 1 kg recheados de Nutella, um pacote com mil medalhinhas do Santo Papa para presentear os amigos, roupas que você nunca mais irá usar, souveniers infinitos que no final da nossa viagem nos obrigam a comprar mais uma mala para podermos empacotar tudo de volta para casa. Quem nunca fez isso que atire a primeira pedra…  Diante desse cenário, duas perguntas vêm à tona: por quê compramos tanto quando viajamos? E como podemos melhorar isso?

Pois bem, você está preparado para entender? A compra não é, em si, um fato isolado. Ela vem cercada por diversas situações que nos estimulam a consumir. A partir do momento que entendemos essas situações, aí sim temos algum chance de nos controlarmos. Uma das coisas que nos faz gastar mais dinheiro em viagens é o chamado “senso de oportunidade”, ou seja, vemos diante de nós uma situação que nosso cérebro julga ser única e que aquele produto lindo só vai existir ali. Resultado: a chance de comprar é agora! Pronto, medalhinhas do Papa na bolsa.

Outro motivo é o preço de alguns produtos fora do Brasil. Geralmente perfumes, roupas de marca e artigos de tecnologia são mais baratos quando compramos no exterior, livre da carga de impostos aplicadas no nosso país. E você que no Brasil com o mesmo dinheiro compraria um vidro de perfume, no exterior acaba comprando 10. Ou adquire aquele lindo casaco de inverno que você sempre sonhou, mas que provavelmente não terá outra oportunidade de usar tão cedo porque aqui o inverno é bem ameno.

Como controlar os gastos de viagem!Mais um motivo: a vontade de prolongar a experiência da viagem faz com que acabamos comprando lembraças de tudo o que  nos agradou enquanto estávamos viajando. Livros, quadros, pequenas esculturas, louças, tecidos, temperos, chás e lista não termina. Por fim, mesmo que não seja muito bonito mas temos que admitir a verdade, muitas vezes compramos coisas para mostrar para os outros que estivemos em algum lugar. Isso mesmo, seja para demonstrar afeto a pessoas que a gente ama – através das famosas “lembrancinhas de viagem”; seja por um lado puramente exibicionista, a verdade que um fator que pode nos estimular a comprar mais em viagens é “o outro”.

O próximo passo: como economizar

Agora que entendemos algumas pequenas situações que nos fazem gastar, podemos passar para a etapa da economia. Siga essas dicas e certamente você voltará para casa ainda com dinheiro no bolso:

Sempre que possível viaje de ônibus: use sempre os ônibus, o transporte público e caminhe muito! Além de ser um ótimo jeito de conhecer a cidade e passar por lugares inusitados, você vai conseguir economizar um bom dinheiro!

Antes de comprar, páre e faça sempre essas três perguntas: para que vou usar isso? Preciso comprar isso agora? Consigo comprar isso mais barato em outro momento ou em outro lugar?

<< Entender o que te faz comprar é o próximo passo para comprar bem. Por isso, embarque no seu ônibus e boa viagem! >>
Compartilhe este post:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.