Dia mundial sem carro: uma alternativa para um mundo melhor

Notícias

Dia mundial sem carro: uma alternativa para um mundo melhorUma iniciativa mundial que vem se difundindo a cada ano em mais países, dia 22 de setembro é o “dia mundial sem carro”. Você sabe o que é isso e por quê essa data tem se tornado cada vez mais importante? Diariamente estamos discutindo ou, pelo menos, ouvindo notícias sobre o esfeito estufa, aquecimento global e emissão de gases poluentes. Mais que isso, todos os dias sofremos as consequências do aumento da poluição, dos congestionamentos intermináveis, das mudanças repentinas do tempo e desastres naturais. Nunca antes as pessoas estiveram tão estressadas, isoladas e frustradas, sofrendo tanto com doenças respiratórias e cardiovasculares e com menos tempo para o convívio familiar.

Por isso, o Dia Mundial Sem Carro propõe uma reflexão sobre o uso excessivo do automóvel. A idéia é que as pessoas experimentem formas alternativas de mobilidade e descubram que é possível se locomover pela cidade sem usar o carro: ônibus, bicicleta e até mesmo uma boa caminhada apresentam-se como boas alternativas de locomoção e podem surpreender você.

<< O papel do ônibus no Dia Mundial Sem Carro >>

O uso do carro como principal meio de locomoção pode ser citado como um dos principais motivos para a intensificação do efeito estufa e agravamentodo aquecimento global, além do aumento da impermeabilização do solo. Claro, o aumentodo consumo de combustíveis e, consequentemente, a presença de mais poluentes na atmosfera, principalmente o gás carbônico, contribuem para a rápida degradação da natureza.

Dia mundial sem carro: uma alternativa para um mundo melhorE o qual o caminho para solucionarmos esse problema? O transporte coletivo de massa, como metrôs e ônibus, desempenham um importante papel na melhora dessa situação. Imagine que nas grandes cidades a maioria dos carros tem somente um passageiro e que cada ônibus consegue transportar, no mínimo, 40 pessoas. Agora multiplique isso por milhares de viagens por dia e milhares de cidadãos que se locomovem da casa para o trabalho e vice versa. Só o fato de todos deixarem o carro em casa geraria um impacto positivo na rotina das grandes cidades. Isso sem contar a descoberta de novos combustíveis utilizados por ônibus, que utilizam energia limpa e renovável!

Agora pense num estilo de vida mais saudável incorporando a bicicleta ou a caminhada à sua rotina diária. E, afinal, se nenhuma dessas alternativas te faz vibrar, resta ainda a carona solidária.

Algumas cidades como Amsterdã, Copenhague, Ottawa e Freiburg proibiram o uso de carros (total ou parcialmente) em suas ruas, avenidas e centros históricos. Além disto, medidas como redução de vagas para estacionamentos, aumento de pedágios nos centros urbanos, aumento do preço do combustível, visam desestimular o uso de veículos nestas cidades. A Alemanha discute agora proibir o uso de carros movidos à diesel.

O importante é entender que não precisamos somente de políticas públicas. Cada um de nós pode e deve contribuir ao optar por meios sustentáveis de mobilidade, resgatando um novo conceito de qualidade de vida. Somente dessa forma preservaremos nossas futuras gerações.

CheckMyBusCompartilhe essa idéia e participe desse movimento.

Vamos todos em busca de um mundo melhor!

Compartilhe este post:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *