Encaixe sua viagem no orçamento doméstico

Encaixe sua viagem no orçamento domésticoA gente sabe, a vida da maioria dos brasileiros é apertada, sempre acontecem imprevistos e aparecem novas contas para pagar. Viajar então? Muitas vezes isso deixa de ser prioridade e agradecemos quando sobra algum dinheirinho no final do mês. Pensando nisso, a equipe da CheckMyBus foi em busca de dicas para você conseguir economizar e, assim, se organizar para poder viajar sempre! Vamos colocar tudo na ponta do lápis e ajudar a encher o cofrinho para as próximas férias! Estamos com você nessa empreitada. Uma coisa já podemos adiantar: viajar de ônibus quase sempre é bem mais barato! Agora siga os passos adiante e garantimos que você terá sucesso!

1⁰ Passo: entendendo o orçamento doméstico
Encaixe sua viagem no orçamento domésticoPara entender o orçamento doméstico precisamos olhar onde colocamos o nosso dinheiro e quanto investimos dele nessa área. As melhores recomendações dizem que as despesas devem ser repartidas da seguinte forma:

  • 50% contas fixas essenciais: moradia, transporte, educação, saúde e supermercado.
  • 30% estilo de vida: TV a cabo, telefone, academia, roupas, restaurante.
  • 20% investimentos: poupança, fundo de emergência, reserva para emergência ou desejos.

2⁰ Passo: fatiando o orçamento doméstico
Encaixe sua viagem no orçamento domésticoMuito bem, agora vem a segunda parte: dentre as contas fixas, apenas 30% deve estar destinado a aluguel, condomínio e contas de água e luz. E dentre os 20% dos investimentos, 10% devem ficar na poupança, 5% no fundo de emergência e os outros 5% para seus projetos e desejos – como aquela viagem dos sonhos.

Claro que isso é um plano ideal e ninguém melhor do quê você para conhecer sua própria realidade. Afinal, cada um sabe onde o sapato aperta, não é mesmo? Mas este esquema, ao menos, te dá uma orientação e mostra como você pode repartir racionalmente os ítens da sua lista de despesas. Provavelmente nesse momento você já consegue imaginar onde poderá economizar um pouquinho. Então vamos para o próximo passo!

3⁰ Passo: organizando a viagem
Encaixe sua viagem no orçamento domésticoDefina qual tipo de viagem você gostaria de fazer: veja quanto já tem guardado e quanto vai conseguir juntar até a viagem. A partir deste número, faça uma planilha considerando passagem, hospedagem, alimentação, transporte local, atrações turísticas e compras.Se o orçamento ainda não fecha, tente cortar gastos ou  economize com aquilo que naquilo que não for necessário para você – como táxi ou acomodações de luxo.

Dicas quentes:

>> Fica muito mais barato se hospedar em um apartamento ou casa do que ficar em um hotel. Sites como Airbnb ajudam viajantes a economizar bastante! Geralmente você receberá boas dicas do dono da casa. Melhor ainda se você puder utilizar a cozinha: fazer compras em supermercados e cozinhas suas próprias refeições sai muito mais em conta do que comer o tempo todo em restaurantes!

>> Ande à pé ou vá de ônibus! Esse é o melhor jeito de descobrir uma nova cidade e seus lugares escondidos! Converse com os passageiros do ônibus que são moradores locais e troque ideias sobre o que é legal conhecer. Os moradores são os melhores guias das cidades e, dentro do ônibus, é sempre fácil começar uma conversa.

>> Planeje e compre sua passagem de ônibus com antecedência! Muitas empresas de ônibus oferecem promoções para seus carros leito, semi-leito e executivo. Nas viagens noturnas você pode dormir confortavelmente no ônibus e ainda economizar uma diária!

Agora você já está pronto para sua próxima viagem!

Confira os melhores destinos na CheckMyBus!

Compartilhe este post:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.