A empresa de ônibus Expresso Gardênia acaba de agregar uma nova ferramenta tecnológica à sua gama de instrumentos utilizados para oferecer uma viagem segura ao passageiro . Pode até parecer coisa de filme, mas a realidade virtual tem desempenhado um importante papel no treinamento dos seus motoristas da empresa. A partir de agora, todos os motoristas realizam seus treinamentos por meio de óculos de realidade virtual que os transportam para uma simulação da realidade e facilitam um maior entendimento e compreensão das informações passadas.
Tudo teve início porque era complicado concicliar os horários dos quatros instrutores de treinamento com os 500 motoristas da empresa, explica a gestora de Recursos Humanos Luciana Ávila. Com os novos óculos, é possível estimular melhor a atenção dos motoristas do que em uma palestra convencional. Além do mais, uma outra grande vantagem dessa novidade: o treinamento através da realidade virtual pode ser utilizado em qualquer hora, de qualquer lugar e para várias pessoas simultaneamente.
De uma maneira geral, o uso deste tipo de tecnologia (apenas de maneira distinta) já está espalhada pelas áreas de marketing, entretenimento e games, e claro em outros setores como formação médica e simulações de cirurgias, recriações históricas e geográficas, reconstruções arquitetônicas, serviços de emergência, por exemplo, a formação de paramédico, treinamentos de simulação de combate e treinamento militar ou agricultura de precisão.
Mais especificamente, ela funciona permitindo a criação de um conteúdo imersivo, que “transporta” o usuário para dentro da cena através de uma sequência de imagens produzidas em foto 360º (estáticas) ou em vídeo 360º (movimento). Para entrar nesse ambiente virtual, o motorista do ônibus pode utilizar óculos VR acoplado ao próprio smartphone, navegar pelo conteúdo através do site da empresa ou até mesmo através do YouTube que hoje é 100% compatível e preparado para distribuir conteúdos em VR, além de outras redes como o Facebook e Vimeo.
Compartilhe este post: