Formigas ajudam na nova tecnologia para motores movido a combustão

Formigas ajudam na nova tecnologia para motores movido a combustãoEm tempos de furacões e terremotos é impossível deixar de pensar que a natureza nos mostra um tenebroso futuro caso a humanidade continue contribuindo parao aquecimento global e alteração climática drástica que o globo vem sofrendo. As consequências desastrosas estão cada vez mais evidentes. Por isso, a busca por fontes de energia limpas e renováveis torna-se ainda mais importante. Um grupo de estudantes projetou um ônibus que funciona com ácido fórmico, um ácido normalmente encontrado na natureza e produzido nas picadas de formigas e abelhas.

Com a missão de criar meios de transporte que façam parte de uma estratégia global para combater a mudança climática, o grupo de alunos da Universidade de Tecnologia da Eindhoven, na Holanda, desenvolveu uma nova fonte de energia renovávelque pode se tornar mais econômica na sua forma de produção e, em resumo,  mais prática e mais sustentável do que outras fontes de energia renováveis.

☛ Tecnologia em prol da natureza

O ácido fórmico, velho conhecido da indústria e usado para processar têxteis e couro, preservar alimentos para gado e também utilizado em muitos cremes dentais no intuito de eliminar o tártaro, acabou de encontrar uma nova destinação no mercado: alimetar motores de carros e ônibus.

O novo combustível líquido, batizado de Hidrocina, pode ser facilmente transportado e abasteceum carro da mesma maneira que o tanque de um carro convencional é preenchido. As emissões do tubo de escape são compostas apenas por CO2 e água, diz Lucas van Cappellen, membro da equipe de alunos em reportagem à rede BBC. O melhor, não há a emissão de outros gases tóxicos como óxido de nitrogênio, fuligem ou dióxido de enxofre, garante o aluno.

☛ Em breve nas ruas da Holanda

O que esses alunos fizeram foi encontrar uma maneira do ácido transportar eficientemente os ingredientes necessários para células de combustível de hidrogênio, usadas para alimentar veículos elétricos. A partir daí, o combustível foi criado por uma reação química entre água e dióxido de carbono. Em outras palavras, não é necessário matar formigas durante o processo.

Em janeiro de 2016 um modelo de carro teste já usou o combustível e, em breve, um ônibus movido a hidrocina irá circular nas ruas de todo o país. Agora é esperar para que essa novidade esteja em todas as ruas do planeta!

Compartilhe este post:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.