Guia do bom turista: dicas para não cometer gafes em outros países

Guia do bom turista: dicas para não cometer gafes em outros paísesAntes de viajar, é altamente recomendável conhecer os costumes e as tradições do nosso destino. Com isso podemos evitar erros e situações desconfortáveis. Você sabia que no Irã levantar o dedão sinalizando positivo é tão ofensivo quanto mostrar o dedo do meio? Ou que flores em vasos ou em números pares são levadas somente para o cemitério na Rússia? Quanto mais conhecemos a cultura e os costumes do país para o qual viajamos, melhor será nossa experiência. Claro, não precisa se estressar! O título de turista inclui, além dos preços “especiais” em alguns estabelecimentos, uma maior tolerância com esse tipo de erros. Se você estiver com dúvidas, vale à pena prestar atenção ao provérbio: “quando em Roma, faça como os romanos “.

CheckMyBusSe você também decidir usar o ônibus para se deslocar durante a viagem, não se esqueça de dar uma olhada no nosso guia: Como aproveitar um passeio de ônibus sem incomodar outros passageiros?

Regras de ouro para não cometer gafes durante suas viagens

Aqui estão algumas das regras de ouro para sobreviver (pelo menos socialmente falando) durante as próximas viagens. Preste muita atenção:

☛ Balançar a cabeça para dizer sim tem um significado de negação na Bulgária.
☛ Rejeitar uma xícara de chá na Turquia pode ser considerado um ato muito rude.
☛ Nunca toque a cabeça de outra pessoa, principalmente na Tailândia. A cabeça é considerada uma parte sagrada do corpo.
☛ Na Argentina homens e mulheres cumprimentam-se com um beijo na bochecha. Não se surpreenda.
☛ Servir vinho com a mão esquerda no Chile dá azar. Tente evitar esse ato se você quiser aproveitar a noite.
☛ Se alguém é convidado de alguém na França para jantar em casa, não se esqueça de levar um presente como flores, vinho ou uma sobremesa.
☛ Nunca dê uma bolsa vazia para alguém da Rússia, isso traz muito azar. O costume é colocar uma pequena moeda dentro.
☛ Em países como China, Japão e Alemanha, não é costume abrir presentes na frente dos convidados. Não se sinta ofendido.
☛ Se você vai presentear com flores na Rússia, dê preferência aos buquês. Números pares de flores e vasos são somente levados para cemitérios.
☛ No Japão e na Turquia você terá que tirar seus sapatos antes de entrar em qualquer casa. Reserve suas melhores meias para a viagem.
Compartilhe este post:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.