Jovem entre 15 e 29 anos pode viajar de ônibus gratuitamente pelo Brasil. Você sabia?

Jovem entre 15 e 29 anos pode viajar de ônibus gratuitamente pelo Brasil. Você sabia?A novidade já está rodando por todas as rodinhas de jovens bem informados do país: desde janeiro deste ano você já pode viajar de graça do Oiapoque ao Chuí, de norte à sul, de leste à oeste! Segundo o governo federal, mais de 18 milhões de jovens devem ser contemplados com esse benefício, equiparado com a garantia da meia entrada em eventos culturais e esportivos assegurada também pela Identidade Jovem – um novo documento que permitirá as viagens gratuitas.

Sabe o que isso significa? Seu sonho de viver novas experiências e explorar novos lugares está agora em suas mãos. Você só precisa arrumar sua mochila e embarcar no ônibus que te levará até sua próxima aventura. Para saber como continue lendo nossas dicas.

O que você precisa saber para viajar gratuitamente
de ônibus no Brasil


A lei garante que em cada viagem interestadual de ônibus, duas vagas gratuitas devem ser reservadas para jovens entre 15 e 29 anos e, se esgotadas, outras duas vagas serão oferecidas com 50% de desconto. Para garantir o direito, basta o jovem apresentar a Identidade Jovem, um documento virtual emitido pela internet, dentro do prazo de validade, junto a um documento oficial de identificação com foto.

Previsto no Estatuto da Juventude, esse benefício integra o Direito à Cultura e o Direito ao Território e à Mobilidade (Lei nº 12.852/2013) e, recentemente, foi regulamentado pela ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres). É obrigatória utilização da Identidade Jovem. Mas aqui vale uma dica: para usar a identidade não é preciso imprimí-la, basta apresentar a imagem do cartão na tela do celular no momento da compra da passagem, acompanhada de um documento oficial com foto.

Além disso, o jovem precisa ter renda de até dois salários-mínimos e ser inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal. A Identidade Jovem pode ser solicitada pela internet ou por aplicativo de celular.

O que é a Idendidade Jovem?

Quando o jovem se enquadra nos critérios do programa que descrevemos acima, o cartão Identidade Jovem pode ser gerado pelo aplicativo “ID Jovem” ou mesmo pelo site ID Jovem. Pelo aplicativo basta fazer o download na loja virtual do smartphone. Em seguida, devem ser inseridos os dados referentes ao jovem beneficiário de acordo com o Cadastro Único e, assim, solicitada a geração do cartão virtual ID Jovem, que armazenará uma imagem com dados pessoais e um código individual.

O que é a Idendidade Jovem?O cartão ID Jovem ficará disponível para utilização pelo próprio aplicativo, mesmo em modo off-line, por 30 dias. Expirado esse prazo, é preciso emitir novo cartão ID Jovem, quando serão novamente verificados os requisitos exigidos para ser beneficiário do programa.

Tanto no site quanto no aplicativo, a emissão do ID Jovem é gratuita e, o mais interessante, não é exigido que o jovem esteja estudando para se tornar beneficiário desse direito. Além de poder viajar de graça, a Identidade Jovem dá direito a meia entrada em eventos culturais e esportivos.

Gostou da dica? Então veja os destinos de viagens favoritos em nosso site e embarque no seu ônibus!

Compartilhe este post:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.