É impossível ficar aborrecido em Las Vegas! Entre os famosos casinos, um dos mais conhecidos o de Bellagio, um grande número de shows e agora também você ainda pode adicionar à lista de atrações a possibilidade de se locomover com um ônibus autônomo. Sim, você entendeu bem, um ônibus sem motorista! A iniciativa foi realizada pela empresa francesa Navya, em estreita colaboração com as autoridades da cidade americana e a empresa de transportes públicos Keolis, que a batizou como “Arma”.
A cidade torna-se, assim, o cenário de um experimento que visa testar a tecnologia autônoma. Para isso, são oferecidas viagens gratuitas entre as principais atrações turísticas da cidade para todos os visitantes. Esta nova tecnologia nasceu com a missão de descongestionar uma área comum para milhões de turistas e os habitantes que suportam, portanto, altos níveis de tráfego durante as horas de pico. Embora esses ônibus apenas façam três paradas ao longo de sua rota (pouco menos de 1 quilômetro), eles já são conhecidos como “o maior projeto piloto autônomo nos EUA”. O veículo pode transportar até oito passageiros, que usam cintos de segurança como fariam em um carro normal. O mini-ônibus pode se comunicar com os sistemas inteligentes da cidade através de seus sensores e tecnologia GPS, o que melhora substancialmente a segurança.
Se o ônibus for aprovado na fase de teste, ele poderá começar a funcionar como um serviço permanente no início do outono de 2018. O serviço custaria US $ 10.000 por mês, mas a empresa espera cobri-los graças à publicidade que abrangerá o veículo e será exibido nas telinhas do país.
Las Vegas não é a única cidade que utilizará os ônibus autônomos: a cidade de Anne Arbor começou recentemente a testar vans autônomas fabricadas pela Navya no campus de Michigan. Além disso, a Apple está considerando a possibilidade de usar ônibus autônomos para transportar seus funcionários da antiga sede para o novo espaço de trabalho.
Compartilhe este post: