Quando se trata do mercado de transporte público uma pergunta sempre vem à tona: será que poderiam haver avanços no design dos ônibus que proporcionassem a esses veículos o transporte de um maior número de passageiros? Novos projetos que combinam trasporte de mais pessoas e flexibilidade com grande capacidade estão em desenvolvimento em diversos locais. Mas foi no Brasil que a grande novidade foi lançada: o Volvo Gran Artic 300.
O website Campaign for Better Transport’s afirma em sua página ‘Better…Trams’: “nas grandes cidades os ônibus elétricos são, muitas vezes, uma boa solução. Eles preenchem a distância entre trens e ônibus normais. Além disso podem transportar um grande número de pessoas e ainda podem ser integrados com os outros transportes públicos existentes”.
E continuam: “Enquanto os trens transportam muitas pessoas rapidamente por uma longa distância e os ônibus transportam um número menor de pessoas, para viagens mais curtas os elétricos são mais flexíveis que os trens – porque param mais frequentemente – e mais rápidos e confiáveis que os ônibus tradicionais”.
Assim, a capacidade de transportar um número maior de passageiros é, obviamente, parte da vantagem dos bondes, ao contrário dos ônibus – que transportam menos pessoas. Mas, e se um ônibus pudesse levar tantos passageiros quanto um bonde? Ou ainda mais, será que a flexibilidade do bonde no uso do sistema rodoviário de uma grande cidade supera as vantagens ambientais de um elétrico – que é limitados pelas suas faixas?
Essa resposta já foi dada pela Volvo, uma dos principais fabricantes de ônibus, que acabou de lançar um chassi de quatro eixos medindo 30 metros de comprimento. Resultado? O veículo biarticulado com o novo chassi pode transportar cerca de 300 pessoas. Além disso, o modelo oferece a opção de 5 portas, possibilitando assim a agilidade no embarque e desembarque e evitando a concentração de usuários em determinadas regiões de maior movimento.
O novo Volvo Gran Artic 300
A novidade do mercado, o novo biarticulado Volvo Gran Artic 300, foi exibido pela primeira vez na exposição FetransRio no Rio de Janeiro. O diretor da Volvo Bus América Latina, Fabiano Todeschini, comentou: “Somos líderes em veículos para sistemas de transporte de alta capacidade, Bus Rapid Transit (BRT), e agora apresentamos o maior chassis de ônibus do mundo. Este veículo proporcionará sistemas de transporte mais eficientes, oferecendo uma maior qualidade para os passageiros e uma melhor eficiência de custos para os operadores de transporte”.
Desenvolvido no Brasil especialmente para sistemas BRT, o novo Gran Artic 300 é o maior de uma família de novos chassis. O Super Artic 210, com apenas uma “curva”, pode transportar até 210 passageiros; enquanto o Artic 150, com apenas 18,6 metros de comprimento, transporta apenas 150 passageiros. “Estamos orgulhosos em dizer que o maior ônibus do mundo é um Volvo e que foi desenvolvido no Brasil”, disse Idam Stival, coordenador de engenharia de vendas da Volvo Bus América Latina. A Volvo já entregou mais de 4.000 ônibus para sistemas de BRT em Curitiba, Bogotá, Cidade da Guatemala, Cidade do México, Santiago do Chile e San Salvador.
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