Quem viaja de ônibus, avião ou utiliza transporte público, conhece bem como conviver com usuários mal educados. Existem casos constrangedores e até bizarros. Saber se comportar em viagens de ônibus devia ser questão de bom senso. Sabe aquele passageiro que come aquele salgadinho de queijo que esfarela todo e quando termina joga a embalagem no canto da poltrona.
E aquele que já bebeu todas e entra no ônibus gritando e cuspindo no chão.
Todo mundo conhece um caso como este, mas as pessoas não sabem que podem estar incomodando.
Veja nossas dicas do que não se deve fazer no ônibus
Não ceder o assento
Não finja que está dormindo para não dar o assento prioritário a uma grávida ou uma pessoa com cuidados especiais.
Cortar as unhas
O ônibus não e lugar de cortar as unhas, deixe para cortar em casa.
Bagagem de mão
Não exagere nas bagagens de mão como sacolas de compras, mochilas e outros. Utilize apenas o compartimento de malas na parte superior e não no acento ou no chão, pois você poderá estar atrapalhando seu vizinho de acento.
Muito barulho
Quer ouvir música ? só se for no fone de ouvido. É totalmente errado forçar os outros a compartilharem do seu gosto musical. Pense que seu vizinho de acento tem o direito de reclamar com o motorista e fazer você a desligar seu aparelho sonoro.
Higiene é bom
Pense que os outros passageiros tem um bom olfato como você, portanto higiene é fundamental. Tente sempre levar um desodorante como você, principalmente nas viagens longas.
Pressa
Ao chegar no seu destino, não empurre as pessoas para sair primeiro. Deixe os idosos e pessoas com dificuldades de locomoção sair primeiro, dê um bom exemplo.
Não sujar o ônibus
Ao chegar a seu destino, recolha todo seu lixo. Leve um saquinho plastico e jogue numa cesta de lixo ao desembarcar do ônibus. Lembre se que outras pessoas entrarão no ônibus e alguém tem que recolher o lixo.
Fale com o motorista
Se ver comportamentos que incomodem, contate a o motorista ou um funcionário da empresa de ônibus. Hoje existem diversos canais de comunicação para o usuário para reportar. As reclamações dos usuários são uma maneira importante da empresa saber dos problemas e investir na educação dos usuários.
Reclame quando preciso
Vale reclamar de um passageiro que esteja sendo mal educado? Sim, desde que seja de forma educada, cortês e discreta.
Tenham uma boa viagem !
Compartilhe este post: