Olli: o ônibus autônomo e inteligente que fala a língua de sinais

Olli: o ônibus autônomo e inteligente que fala a língua de sinaisOs novos ônibus inteligentes da Local Motors se mostram como uma boa solução para os problemas diários do transporte de milhões de pessoas com deficiência. Ao combinar inteligência artificial, realidade aumentada e diferentes aplicativos, os usuários podem se beneficiar da mais recente tecnologia para simplificar ao máximo as viagens diárias de pessoas com deficiências visuais, auditivas, físicas ou cognitivas.

Aeroportos, universidades e empresas poderiam ser os primeiros a introduzir este tipo de transporte. Os ônibus estão projetados para transportar 12 pessoas a uma velocidade máxima de 60 km/h. Atualmente, estão sendo realizadas diferentes fases de testes na Alemanha e na Suíça.

Os veículos são completamente autônomos e, portanto, não requerem a presença de qualquer motorista. No entanto, são capazes de se comunicar com os usuários através do sistema de inteligência artificial da IBM Watson. O trecho a ser realizado segue desenhos 3D previamente planejadas com a precisão de um centímetro. Caso o ônibus Olli detecte uma situação de emergência através de um dos seus sensores, ele pára e é contactado com um supervisor – este sim um humano que deve proceder à análise da situação.

Olli Acessível


Ainda que estejam sendo testadas e definidas as tecnologias que poderão se tornar parte deste segundo turno do projeto, alguns novos recursos já estão confirmados. O uso da linguagem de sinais para a comunicação com usuários portadores de deficiência auditiva, todos os tipos de sensores que ajudam os passageiros cegos a encontrar um assento livre, a identificaçãodos usuários em cadeiras de rodas e ainda o aviso se os passageiros esquecerem algum objeto no interior do veículo são apenas algumas das melhorias que estão por vir. Se tudo correr como planejado, esta versão melhorada do ônibus Olli deve entrar em produção em agosto 2018.

Compartilhe este post:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.