Os ônibus autônomos já estão na boca de todos, especialmente na Finlândia, onde já são uma realidade. Funcionam sem motorista e, além disso, são elétricos. Por este e ainda outros motivos parecem estar predestinados ao sucesso nos próximos anos, já que cumprem alguns dos requisitos mais importantes para sustentabilidade do transporte público. No entanto, até o momento, esses veículos ainda não estão preparados para substituir os ônibus normais porque seu uso é apenas complementar.
Veja um exemplo prático do uso atual: o ônibus que você deseja embarcar está lotado de passageiros e não tem mais capacidade para transportar outras pessoas. O motorista do ônibus poderia, então, solicitar o serviços de um desses mini ônibus, permitindo que todos os outros passageiros que esperavam no ponto cheguem a tempo em seu destino. Você pode imaginar isso?
Ônibus autônomos: por quê Helsinki?
A resposta é fácil. Na Finlândia já existe uma lei que permite que tais veículos sem motorista circulem livremente. Esse é o principal motivo pelo qual os mini ônibus Easymile EZ-10 se instalaram em Hernesaari, um dos bairros da cidade de Helsinki.
Somente duas condições foram impostas para a implantação do projeto: que um motorista profissional vigie a todo o momento cada um dos mini ônibus para minimizar, assim, os riscos em caso de erro ou falta de reação do veículo e que não circulem a mais de 10 km/h.
Será que os ônibus sem motorista funcionam no meio do trânsito normal?
Esse tipo de veículo já foi testado em outras cidades como Oristano, Lousane, La Rochelle, Trikala e São Sebastião. A diferença é agora ele foi posto em circulação em um bairro com nível de tráfego elevado. Basta verificar agora, já que somente podem circular a 10 km/h, como os outros motoristas irão se comportar com esse novo mini ônibus nas ruas.
Compartilhe este post: