Os ônibus movidos a hidrogênio estarão prontos para Tóquio 2020. A empresa Toyota decidiu apostar durante anos no hidrogênio como combustível alternativo. Como o próximo grande passo na sua estratégia, a empresa irá introduzir uma frota japonesa de 100 veículos com células desse combustível ainda a tempo para os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de Tóquio 2020. Esses novos ônibus, esperados para se integrarem parte do transporte público regular da cidade, já foram lançados no início deste ano para que os passageiros se familiarizem à novidade.
Em fevereiro passado, o Governo Metropolitano de Tóquio recebeu o primeiro ônibus a hidrogênio vendido sob a marca Toyota. Este ônibus movido a hidrogênio percorre o trecho Toei – Tokyo. Após uma breve fase de adaptação e familiarização, a empresa Toyota planeja introduzir mais de 100 ônibus movidos a hidrogênio ainda em tempo para serem usados nos próximos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos em Tóquio 2020.
Como funcionam os ônibus movidos a hidrogênio?
Ao unir-se dois átomos de hidrogênio com oxigênio ocorre um processo químico onde a água é formada e que ainda libera eletricidade. Um conversor se encarrega, então, de levar a eletricidade até uma bateria, que será responsável pela alimentação do motor. A água formada é expelida na forma de vapor através do escapamento do veículo e o resto da energia é utilizada para carregar uma bateria auxiliar que é responsável por fornecer corrente para diferentes sistemas elétricos do ônibus.
Principais vantagens dos ônibus de hidrogênio
As principais vantagens dos ônibus de hidrogênio: o Sistema Celular Toyota Fuel (TFCS) oferece uma maior eficiência do que os motores de combustão interna além de um desempenho ambiental otimizado, isso porque não emite CO2 ou outras substâncias nocivas ao meio ambiente. Além disso, tais veículos possuem também um sistema de alta capacidade de fornecimento de energia externa que poderia ser usado como fonte de energia em caso de emergências.
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