Ônibus elétricos e trens com tração à gás como alternativas de transporte sustentável

Transporte sustentável

Que o transporte é um dos grandes problemas para a poluição das nossas cidades não é nenhum mistério. As campanhas sobre o uso do transporte público e redução no uso de veículos privado ajudam a melhorar a situação, mas não se deve parar por aí. Muitos países buscam mais que nunca alternativas de transporte sustentável e iniciram a eletrificação do transporte público.

A eletrificação do transporte público

De acordo com um estudo realizado pela Navigant Research, ônibus elétricos serão uma realidade durante a próxima década. Portanto, em muitos países grandes avanços estão sendo feitos no que se refere ao tema mobilidade sustentável. Os sérios problemas de poluição nas cidades estão afetando a qualidade de vida de todos os cidadãos e isso deve mudar.

e-bus

Os ônibus elétricos serão maioria em 2026

Assim, considerando que os ônibus são fundamentais no transporte público das cidades, é lógico iniciar-se a mudança a partir deles.

Nesse sentido em muitos países da Europa e também nos Estados Unidos, os ônibus urbanos elétricos serão a maioria nas ruas em 2026.

A América Latina tem mais de 1000 ônibus elétricos em circulação espalhados por 10 países. Santiago do Chile possui quase 400 unidades (a maior frota) com os primeiros ainda em 2018.

Medellín e Bogotá na Colômbia há alguns anos também iniciram a substituir suas frotas de ônibus por veículos com emissão zero.

No Brasil, várias cidades como São Paulo, Bauru, Campinas, Brasília, Vitória e Fortaleza já estão apostando nos ônibus elétricos e, ainda que seja cedo para falar em benefícios, parece que as melhorias não tardarão muito a chegar. Em princípio, grandes investimentos para a mobilidade elétrica ou híbrida já estão assinados entre fabricantes e prefeituras no país.

Se procura alternativas entre cidades, baixe o aplicativo CheckMyBus para Android e iOS, para poder comparar todos os ônibus e vários outros transportes em vários países.

CheckMyBus App StoreCheckMyBus Google Play Store

O primeiro trem de passageiros do mundo a gás

Train a gás Renfe EspanhaNa Espanha, a empresa ferroviária Renfe iniciou testes em 2017 com o primeiro trêm de passageiros movido com gás natural liquefeito (GNL) no mundo. Calcula-se que a nova tecnologia permitiu economizar por volta de 3 euros por quilômetro.

De modo, os novos trens ajudam a reduzir a emissão de gases que produzem o efeito estufa, já que substituem o diesel.

Redução dos combustíveis à base de petróleo, os custos operacionais também serão reduzidos e portanto mais investimentos para alternativas de transporte sustentável estarão disponíveis.

Fique por dentroFique ligado: Encontre em nossa página de suporte também outros assuntos sobre: bagagem no ônibusenvio de encomendas, aluguel de ônibus entre outros.

Compartilhe este post:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.