Quem lembra de Ouro Preto já pensa em igrejas suntuosas e casarios deslumbrantes, mas Ouro Preto vai muito mais além disso. Afinal, reconhecida pela UNESCO como Patrimônio Cultural da Humanidade, visitar suas ruas é como passear na historia do Brasil colonial.
Aliás, são muitas as atrações, com diversos pontos turísticos, belas cidades vizinhas e muitos mirantes para visitar e aproveitar a vista.
São muitas igrejas, museus, minas e lugares que encantam. Portanto, se programe para poder aproveitar tantas atrações.
Como chegar em Ouro Preto?
É fácil! De fato, veja várias opções de horários de Ônibus para Ouro Preto – Encontre todos os ônibus em uma única pesquisa e reserve agora.
As igrejas de Ouro Preto
Acima de tudo, poucas cidades no Brasil tem uma variedade tão grande de belas igrejas, super preservadas e abertas ao público. São por volta de vinte igrejas e capelas para visitação e cada uma dela são verdadeiras maravilhas da arte barroca. Assim sendo, entre os artistas que contruíram essa beleza estão, o mestre Aleijadinho, mestre Ataíde e Francisco Xavier de Brito.
Visitar as igrejas são como visitar museus e entender a riqueza da época da extração do ouro na região. Muitas delas são museus e será possível ver ouro e historias do Brasil colônia.
De fato, cada uma reserva uma obra especial e o grande desafio é ter o tempo suficiente para conhecer todas. Em algumas igrejas, não têm horário fixo de abertura, se exige o pagamento de entrada e não é permitido tirar fotos.
Quer ver as ofertas direto no seu celular? Baixe GRÁTIS o aplicativo CheckMyBus!
Principais Igrejas para conhecer:
- Matriz de Nossa Senhora do Pilar,
- Igreja de São Francisco de Assis,
- Matriz de Nossa Senhora da Conceição de Antônio Dias,
- Nossa Senhora do Carmo,
- Nossa Senhora do Rosário dos Pretos,
- Igreja de Santa Efigênia.
Outras atracões
Além disso, você poderá conhecer as minas que no passado extraiam toneladas de ouro na mesma área. Entre as mais conhecidas qestá a Mina do Chico Rei, a Mina Jejê, a Mina du Veloso e a Mina de Santa Rita. Contudo, outra que foi muito importante é a Mina da Passagem, maior mina de ouro ainda existentes para visitação no mundo. Ela fica entre as cidades de Ouro Preto e Mariana. Até 1985, mais de 35 toneladas de ouro foram extraídas desta mina.
Booking.comTambém existem diversos espaços dedicados à arte e à história da cidade e do pais. Um museu imperdível para visitar é o Museu da Inconfidência, com diversos documentos, obras de arte que mostram uma parte rica da historia da independência do país.
Além disso, são museus que ajudam a entender como Vila Rica se tornou a atual Ouro Preto e também a grande influência que a atividade mineradora, a religião e a escravidão tiveram sobre o povo e toda a região.
O que comer em Ouro Preto
Sobretudo, a culinária mineira é fantástica, por ser muito diversa. Ao passo que os item favoritos são: torresmo, tutu de teijão, linguiça, costelinha e os ótimos queijos. Decerto, sem esquecer dos doces caseiros como o doce de leite e a famosa cachaça local é muito apreciada pelos turistas.
Mas claro, beba com moderação! 🙂 Ah, lembre-se também de levar alguns produtos típicos para casa.
Com toda certeza, reserve sua passagem online com antecedência para ter mais alternativas de preços e serviços! Tenham uma boa viagem !
Compartilhe este post: