Ouro Preto – Uma maravilha colonial do Brasil

Quem lembra de Ouro Preto já pensa em igrejas suntuosas e casarios deslumbrantes, mas Ouro Preto vai muito mais além disso. Afinal, reconhecida pela UNESCO como Patrimônio Cultural da Humanidade, visitar suas ruas é como passear na historia do Brasil colonial.

Aliás, são muitas as atrações, com diversos pontos turísticos, belas cidades vizinhas e muitos mirantes para visitar e aproveitar a vista.

thumbnail_image7

São muitas igrejas, museus, minas e lugares que encantam. Portanto, se programe para poder aproveitar tantas atrações.

Como chegar em Ouro Preto?

É fácil! De fato, veja várias opções de horários de Ônibus para Ouro Preto – Encontre todos os ônibus em uma única pesquisa e reserve agora.

As igrejas de Ouro Preto

Acima de tudo, poucas cidades no Brasil tem uma variedade tão grande de belas igrejas, super preservadas e abertas ao público.  São por volta de vinte igrejas e capelas para visitação e cada uma dela são verdadeiras maravilhas da arte barroca.  Assim sendo, entre os artistas que contruíram essa beleza estão, o mestre Aleijadinho, mestre Ataíde e Francisco Xavier de Brito.

thumbnail_image9

Visitar as igrejas são como visitar museus e entender a riqueza da época da extração do ouro na região. Muitas delas são museus e será possível ver ouro e historias do Brasil colônia.

De fato, cada uma reserva uma obra especial e o grande desafio é ter o tempo suficiente para conhecer todas. Em algumas igrejas, não têm horário fixo de abertura, se exige o pagamento de entrada e não é permitido tirar fotos.

Quer ver as ofertas direto no seu celular? Baixe GRÁTIS o aplicativo CheckMyBus!

CheckMyBus App StoreCheckMyBus Google Play Store

Principais Igrejas para conhecer:

  • Matriz de Nossa Senhora do Pilar,
  • Igreja de São Francisco de Assis,
  • Matriz de Nossa Senhora da Conceição de Antônio Dias,
  • Nossa Senhora do Carmo,
  • Nossa Senhora do Rosário dos Pretos,
  • Igreja de Santa Efigênia.

Outras atracões

thumbnail_image10

Além disso, você poderá conhecer as minas que no passado extraiam toneladas de ouro na mesma área. Entre as mais conhecidas qestá a Mina do Chico Rei, a Mina Jejê, a Mina du Veloso e a Mina de Santa Rita.  Contudo, outra que foi muito importante é a Mina da Passagem, maior mina de ouro ainda existentes para visitação no mundo. Ela fica entre as cidades de Ouro Preto e Mariana. Até 1985, mais de 35 toneladas de ouro foram extraídas desta mina.

Booking.com

Também existem diversos espaços dedicados à arte e à história da cidade e do pais. Um museu imperdível para visitar é o Museu da Inconfidência, com diversos documentos, obras de arte que mostram uma parte rica da historia da independência do país.

Além disso, são museus que ajudam a entender como Vila Rica se tornou a atual Ouro Preto e também a grande influência que a atividade mineradora, a religião e a escravidão tiveram sobre o povo e toda a região.

O que comer em Ouro Preto

IMG_2732

Sobretudo, a culinária mineira é fantástica, por ser muito diversa.  Ao passo que os item favoritos são: torresmo, tutu de teijão, linguiça, costelinha e os ótimos queijos.  Decerto, sem esquecer dos doces caseiros como o doce de leite e a famosa cachaça local é muito apreciada pelos turistas.

Mas claro, beba com moderação! 🙂 Ah, lembre-se também de levar alguns produtos típicos para casa.

Com toda certeza, reserve sua passagem online com antecedência para ter mais alternativas de preços e serviços! Tenham uma boa viagem !

Compartilhe este post:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.