Posso viajar com animais no ônibus ?

Dicas de viagem com animaisPosso viajar com meu animal de estimação?
Sim, os passageiros de ônibus interestaduais e intermunicipais podem viajar com seus animais domésticos desde que não haja prejuízo ao conforto dos outros passageiros. Algumas condições de transporte podem variar de empresa para empresa. Por isso recomendamos que você leia diretamente as instruções dadas pela companhia de ônibus com a qual a viagem será realizada.

Orientações importantes para a viagem

• Apenas tem autorização para o embarque cães e gatos de pequeno e médio porte no ônibus.
• O passageiro deve apresentar documento assinado por médico veterinário, atestando boas condições de saúde do animal. Este atestado tem validade de 10 dias e, caso a viagem ultrapasse este tempo, será necessário providenciar outro atestado no local de destino.
• O passageiro deve apresentar carteira de vacinação do animal atualizada.
• O transporte deve ser feito em contêiner feito de fibra de vibro ou similar, garantindo as condições de higiene, segurança e conforto do animal.
• O contêiner deverá ficar no assoalho do ônibus, próximo ao passageiro, não ocupando o espaço físico de outras poltronas ou corredor.
• O contêiner deve estar em boas condições de higiene e, se necessário, nas paradas deve ser feita nova higienização.
• O animal deve ficar confinado no contêiner ao longo da viagem (exceto nas paradas, quando pode deixar o veículo e o contêiner).
• Se a empresa assim desejar, poderá ser cobrada tarifa pelo assento a mais utilizado para o transporte de animal.
• Caso o ônibus disponha de compartimento isolado apropriado, com boas condições de iluminação, ventilação e segurança, os animais podem ser transportados neste espaço.
• Os animais não podem viajar com patas atadas ou outro método que produza sofrimento ou stress.
• O animal poderá ser sedado durante a viagem, segundo orientação de um médico veterinário.
• Não é permitido o transporte de animal que por sua espécie, tamanho, ferocidade, peçonha ou saúde, comprometa o conforto e a segurança do veículo, de seus ocupantes ou de terceiros.
IMPORTANTE: Apenas será permitido o transporte de aves e animais silvestres com autorização por escrito emitida pelo IBAMA. O transporte de animais silvestres sem autorização do IBAMA é considerado crime.

.
Viagem de onibus com animais

Dicas para a viagem com animais

Saúde do Animal  E sempre aconselhável que você converse com seu veterinário antes da viagem. Sempre bom que examine seu animal de estimação para ter certeza de que está tudo bem com a saúde dele. Eventuais enjoos são comuns em viagens e deve ter conversado antes da viagem.
Como transportar As caixas de transporte e bolsas de transporte estão disponíveis em diferentes tamanhos, formatos, cores e materiais. Em caso seu animal não estiver acostumado a utilizá-la, é importante que você introduza a caixa ou bolsa de transporte no dia a dia do animal antes da viagem. Passeie algumas vezes com seu animal dentro da caixa e a deixe por um tempo para que ele possa se acostumar a ficar dentro. Com isso o animal não se sentirá com medo na hora de viajar na caixa de transporte.
Contate a empresa antes da viagem Sugerimos também a contatar a empresa antes da sua viagem para tirar todas as dúvidas. Algumas empresas possuem um limite para o numero de animais transportados.  Alem disso, algumas empresas possuem normas específicas.  Uma delas e a obrigatoriedade do animal a ocupar um assento ao lado de seu dono. Algumas empresas exigem que o dono compre a passagem do animal para que ele ocupe o assento ao seu lado. Porem, outras empresas não possuem essa regra e permitem que o animal fique no colo do tutor (dentro da caixa de transporte).

Tenham uma boa viagem !

Compartilhe este post:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.