A Scania começou a trabalhar no desenvolvimento de sistemas de controle remoto que, em caso de imprevistos, deveriam permitir que um operador assumisse o controle. Embora os veículos autônomos estejam preparados para lidar com as situações mais difíceis, é necessário ter um plano de emergência no caso de um evento imprevisto. É por isso que a Scania decidiu começar e se tornou a primeira empresa a trabalhar com a tecnologia 5G recentemente atualizada pela Ericsson como parte de sua cooperação com o departamento de desenvolvimento.
Para poder controlar a condução desses veículos em tempo real, a Scania instalou uma estação base móvel de última geração em suas instalações. Isso permite que eles usem as novas redes de comunicações 5G. Imagine que um dos ônibus autônomos é durante sua jornada habitual com um objeto que não é capaz de identificar e que não pode esquivar. Como ele deve agir? É aí que os operadores remotos entram em jogo. Em tal situação, o veículo irá parar e buscar o apoio de um operador. Ele poderá analisar a situação e assumir os controles no caso de julgar necessário.
Quais são as vantagens da nova tecnologia 5G?
Nesses casos, ter uma conexão estável e confiável é o mais importante. Esta rede deve ser sempre estável, independentemente da situação em que se encontra. Estes novos componentes 5G permitem precisamente isso, contar com uma rede de teste muito mais confiável. O deley (ou o atraso na transmissão da informação) é reduzido para milissegundos e fornece boa largura de banda. Além disso, permite acomodar as comunicações entre o operador e o veículo em uma expectativa exclusiva.
“Este é o fator chave para que isso funcione. Não importa se isso aconteça ao lado de um estádio de futebol ou há pessoas assistindo YouTube ao redor, continuaremos a ter uma rede confiável e segura com transmissão de vídeo de baixa latência”.
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