O Papai Noel já tem tudo preparado para sua grande viagem anual ao redor do mundo! Mas, você já parou para pensar como essa viagem pode ser prejudicial para o meio-ambiente? Ainda que pareça incrível, a viagem do Papai Noel para entregar os presentes para todas as crianças do planeta não é tão mágica quanto pensamos…
Como assim? Muito fácil, estamos falando de um trenó de 320.000 toneladas que faz uma viagem de 341 milhões de km a uma velocidade de 14 milhões de km/h. Imagine! “Mas o trenó é puxado por renas”, você deve estar pensando. Exatamente! E são elas, as renas do Papai Noel, que são as responsáveis por esta grande catástrofe ambiental.
A noite (não tão) mágica do Papai Noel em números
Renas, as principais responsáveis
Deixe as renas Papai Noel! Viaje de ônibus!
Durante a viagem (não tão) mágica do Papai Noel na noite de natal, Rudolph e seus companheiros têm que arrastar um trenó que pesa pelo menos 320.000 toneladas (assumindo que todas as crianças da Terra – meninos mal comportados estão excluídos – recebam um conjunto da Lego, que pesa cerca de 1 kg), isto sem incluir o próprio Papai Noel, que com sua dieta natalina rica em biscoitos e leite iria adicionar certamente alguns quilos a todas estas contas. Para conseguir percorrer os 341 milhões de km em apenas 24 horas, a velocidade mínima da viagem deve ser, pelo menos, 11.000 vezes superior à velocidade do som, ou seja, concretamente 14 milhões de km/h.
Por sua vez, as renas e sua dieta rica em líquens, emitem 0,05 kg de metano por dia. Se consideramos o esforço extra que farão nessa viagem e que muito provavelmente recebam cada uma das renas uma cenoura em cada lugar que visitam, você já pode imaginar como as emissões de metano aumentarão! Estima-se que cada rena chega a emitir 77,6 milhões de kg de metano (gás 23 vezes mais potente que o CO2). Isso perfaz um total de 1,8 bilhões de quilos de CO2 emitidos por cada rena! Conjuntamente, o Papai Noel e suas renas emitem, aproximadamente, 47 kg de CO2 por km!
E se o Papai Noel entregasse os presentes de ônibus?
Se o Papai Noel repensasse sua postura e quisesse fazer algo realmente bom pelo meio-ambiente, o melhor seria viajar de ônibus, um dos meios de transporte mais ecológicos existentes.
Sem dúvida, a entrega dos presentes demoraria um pouco mais, no entanto, evitaria-se uma grande catástrofe ambiental. Para sermos precisos, com velocidade média de 112 km/h, de ônibus o Papai Noel precisaria 364 anos ou 14,5 gerações (entendendo cada geração como um período de 25 anos) para entregar todos os presentes.
Finalmente, se o Papai Noel decidisse embarcar no ônibus, poderia deixar de emitir 16 bilhões de quilos de CO2. A mesma quantidade de CO2 liberada por 411 milhões de árvores de natal, que ocupariam uma superfície de 7.770 km2 ou o equivalente a 6 vezes a cidade de São Paulo. Se você ainda acha isso pouco, caso o Papai Noel deixasse suas reinas em casa neste Natal, ele economizaria uma quantidade de CO2 similar à produzida por 1,8 milhões de caminhões de refrigerantes, com 51.200 latas por caminhão e um total de 94 bilhões de latas de refrigerante – muito mais do que os duendes da CheckMyBus poderiam beber!
Quer conhecer mais detalhes sobre a viagem (não tão) mágica do Papai Noel?
Os duendes da CheckMyBus fizeram um infográfico com todos os dados para você!
* tendo em conta que os números do gráfico podem não ser exatos devido ao arredondamento dos resultados.
Compartilhe este post: