Use o ID Jovem para os grandes eventos!

ID jovem

A grana tá curta mas mesmo assim você está louco para ir naquele festival ou exposição em outra cidade? Sem problema! Então use o ID Jovem e viaje de ônibus gratuitamente para curtir seu show, jogo de futebol ou museu! Você sabe como fazer para usar esse benefício?

Uma das maiores dúvidas é se existe alguma lista de empresas de ônibus que aceitam o ID Jovem. E a resposta é simples: essa lista não existe. Isso porque todas as empresas de ônibus são obrigadas por lei a dar gratuidade no transporte interestadual. Descubra aqui as outras dicas e curta muito sem se preocupar com dinheiro!

Como funciona o ID Jovem

Como funciona?
A princípio, todos os jovens que tenham entre 15 a 29 anos e renda de até dois salários mínimos podem viajar de graça de ônibus em todas rotas interestaduais. O direito está previsto pelo Estatuto da Juventude e foi regulamentado pela ANTT, em 2016. Desta forma, todas as empresas de ônibus com viagens interestaduais devem reservar, por viagem, duas vagas gratuitas para jovens de baixa renda. Depois de esgotadas as vagas gratuitas, também são reservadas mais duas vagas com 50% de desconto no valor das passagens. Entretanto, a gratuidade e o desconto são válidos apenas para ônibus convencionais e em viagens entre estados diferentes.

Se você tem os requisitos acima, basta se cadastrar no aplicativo para smartphones do ID Jovem ou pelo site e usufruir dos benefícios. Importante lembrar que não é preciso imprimir o ID Jovem, é só apresentar a imagem do cartão na tela do celular no momento da aquisição da passagem de ônibus, acompanhada de documento original com foto!

Como usar o ID Jovem para comprar a passagem de ônibus

Compre sua passagem de ônibus
Para usar as vagas gratuitas ou com desconto, o jovem deve solicitar uma única passagem no guichê da empresa de ônibus, com antecedência! Também é preciso seguir algumas regras:

  • Também é possível solicitar a passagem de retorno. A reserva ou compra da passagem deve ter antecedência mínima de três horas em relação ao horário de partida;
  • Não se pode fazer a reserva em mais de um horário para o mesmo dia e mesmo destino;
  • O documento ID Jovem é nominal e intransferível. Por isso, para ser usado deve ser apresentado junto de um documento de identidade oficial;
  • O portador do ID Jovem deve comparecer ao terminal de embarque até 30 minutos antes da hora marcada para o início da viagem, caso contrário corre o risco de perder o benefício;
  • E muito importante: a passagem só pode ser usada pelo próprio dono do ID, ou seja, não é possível comprar passagem para outra pessoa.

    Destinos em todo o Brasil

    Escolha sua viagem

    Não perca tempo, escolha agora pra onde viajar! Portanto, agora que você já sabe como usar seu ID Jovem, é só escolher aonde você quer ir!
    Desse modo, é só usar a CheckMyBus! Basta digitar sua cidade de origem e destino e a data em que você deseja viajar em nossa “Busca”. Em poucos segundos, você verá todas as informações disponíveis online sobre os ônibus que realizam o trecho. Independente de operadoras ou páginas de passagens, você terá todos em uma só busca.
    Além disso, aproveite também e baixe o aplicativo CheckMyBus, disponível para Android e iOS, para poder comparar todos os ônibus disponíveis desde seu ponto de partida, com os horários, rodoviárias e paradas de ônibus.

    Descubra nossas rotas! São mais de 5.000 por todo o país.

    Idosos e crianças também viajam de graça!

    Dica CheckMyBusConforme o Estatuto do Idoso, as empresas de ônibus devem reservar, em cada um de seus ônibus convencionais, duas poltronas gratuidas para passageiros com idade mínima de 60 anos e com renda igual ou inferior a dois salários mínimos. Caso as poltronas estejam ocupadas, as empresas devem conceder desconto de no mínimo 50% na compra de passagens. Por outro lado, as crianças de até 5 anos podem viajar gratuitamente nos ônibus desde que não ocupem uma poltrona individual, ou seja, viagem no colo do responsável.

    Confira alguns trechos populares:

    São Paulo ↔ Curitiba
    São Paulo ↔ Rio de Janeiro
    Rio de Janeiro ↔ Belo Horizonte
    Rio de Janeiro ↔ Curitiba
    Belo Horizonte ↔ São Paulo
    Belo Horizonte ↔ Curitiba

    Se acaso, tem ainda alguma dúvida sobre o ID Jovem? Visite nossa página de Suporte e lá você poderá nos deixar uma mensagem e nós responderemos o mais rápido possível.

    Relacionados:

    Dica CheckMyBusDicas de praias incriveis para viajar de ônibus. Lista de destinos baratos com areias brancas e praias incríveis para curtir suas férias. As melhores dicas do local e de como chegar de ônibus.

Compartilhe este post:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.