Remarcar a passagem ou pedir reembolso. Veja como fazer!

running-2353880_1920Quem já não atrasou para uma viagem ? Sair de casa correndo e chegar no guichê de embarque faltando poucos minutos para a partida do ônibus. Ou quando acontece aquele imprevisto, ferias canceladas, problemas de saúde ou quando você esqueceu que tinha já uma reunião marcada para aquele dia. Calma! sem estressar pois temos uma boa noticia para você.

Sua passagem tem validade por 1 ano

Há mais de 10 anos, a legislação brasileira garante, pela Lei nº 11.975, que os bilhetes rodoviários tem a validade de um ano a partir da data de emissão, ou seja, independentemente de terem datas ou horários específicos. As passagens podem ser reprogramadas dentro do período de 1 ano como um crédito para o passageiro.

Porém para remarcar a passagem e importante que tenha o mesmo destino e que a válidade da passagem esteja vigente. O passageiro terá até três horas antes da viagem para não ter nenhuma cobrança de acordo com o supervisor da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). Com menos de 3 horas para o embarque, ainda sera possível a remarcação, no entanto, será cobrado uma taxa de até 20% do valor do bilhete.

remarcar ou conseguir o reembolso de passagem

E se eu desistir da viagem ?

Em caso de desistência, o passageiro poderá solicitar um reembolso do valor pago na passagem, porém deverá respeitar as três horas de antecedência do embarque. Sendo assim, a empresa de ônibus deverá devolver o valor em até 30 dias, a partir da data do pedido. A lei determina que a empresa é proibida de reter o montante passado esse prazo, ou seja, a restituição é obrigatória.
O valor do reembolso será igual ao valor da tarifa, descontada a comissão de venda que não deverá ser mais que 20%. Já se o bilhete houver sido comprado a crédito, o reembolso, por qualquer motivo, somente será efetuado após a quitação do débito.

 E se a empresa de ônibus não respeitar ?

Infelizmente existem casos de empresas que se recusam a devolver o valor, para isso os passageiros tem o direito de apresentar uma queixa à ANTT.

A ANTT pede aos passageiros que primeiramente faça contato com a empresa de ônibus para encontrar uma solução e caso não haja um entendimento, entre em contato com a ouvidoria da ANTT pelo telefone 166 e ou envie um e-mail para ouvidoria@antt.gov.br ou acesse o site www.antt.gov.br. A agência fornece informações detalhadas sobre os direitos e obrigações dos passageiros no site.

Veja aqui as opções de horários de ônibus e reserve agora mesmo.

Tenham uma boa viagem ! Sem atrasos

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4 Comments

  • João Carlos Bacellar

    Quero a devolução do pagamento feito por Pix, poque voces emitiram e depois desemitiram a minha passagem
    sem nenhuma justificativa (cancelaram o e-mail) e eu não consegui mais passagem para sexta.

    • cmbblogadmin

      Olá, João,

      Obrigado por sua mensagem e lamentamos que tenha tido uma experiência tão ruim. A CheckMyBus é apenas um mecanismo de busca de passagens de ônibus – infelizmente, não temos influência sobre a reserva e o processamento das passagens em si. Entre em contato diretamente com o fornecedor de quem você comprou suas passagens.

      Saudações
      Sua equipe CheckMyBus

    • Avatar photo

      CheckMyBus Suporte

      Olá Antonino, bom dia.
      Se você está tendo problemas para entrar em acordo com a empresa de ônibus, recomendamos que você entre em contato direto com a ouvidoria da ANTT pelo telefone 166 e ou envie um e-mail para ouvidoria@antt.gov.br ou acesse o site http://www.antt.gov.br, como informamos no blog. A agência fornece informações detalhadas sobre os direitos e obrigações dos passageiros no site.
      Esperamos que essa informação tenha sido útil.
      Obrigada por sua mensagem!
      CheckMyBus – Serviço de atendimento ao cliente

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