Hoje, cerca de 60 milhões de brasileiros viajam pelo país. Mas há ainda 70 milhões de brasileiros prontos para entrar nesse mercado. O fortalecimento do turismo doméstico, em suas múltiplos formas – negócios, ecológico, esportivo, cultural, religioso – é um caminho que precisa ser melhor explorado. Seguindo esse rumo, frequentemente o Ministério do Turismo traz números interessantes que ajudam a impulsionar o mercado e acabam por trazer um novo fôlego ao setor de viagens, sejam elas feitas de carro, ônibus ou avião. Em sua mais recente pesquisa, o Ministério traçou o perfil dos turistas brasileiros. Você, assim como nós, também está curioso? Vamos ver os resultados.
O perfil do turista brasileiro
A intenção de viagem do brasileiro para os próximos meses atingiu o maior percentual do ano, 24,3%. O dado do estudo Sondagem do Consumidor – Intenção de Viagem, do Ministério do Turismo, representa um crescimento de 8% em relação ao mês de setembro do ano anterior. Para 80,3% dos futuros viajantes, a ideia é desbravar os destinos nacionais e desfrutar de belos cenários naturais, rica gastronomia e manifestações culturais.
Isso é mais que compreensível, afinal, nosso país é repleto de belos destinos turísticos prontos para serem visitados. No entanto, uma parcela significativa da população ainda não teve a oportunidade de descobrir seu próprio país: 44,4% dos brasileiros nunca viajou a turismo pelo país. Para metade dos que afirmaram viajar a turismo – 49,4% – a periodicidade é de uma vez ao ano, enquanto 13,8% dizem que viajam uma vez a cada seis meses.
E como os brasileiros preferem viajar?
Quando o questionamento é referente ao meio de transporte mais usado nas últimas viagens, constatou-se um empate técnico. Dentre os entrevistados, 39,5% usam o carro; 38,2% usam o ônibus e apenas 20,6% dos entrevistados viajam de avião. Em relação à hospedagem, quase metade dos brasileiros optou por hotéis, resorts ou pousadas (48,2%), enquanto 35% preferiram usufruir da hospitalidade da casa de parentes. Já para se locomover entre as atrações dos destinos turísticos as formas mais usadas foram ônibus (31,7%), carro próprio (27,1%) e táxi (13%).Para essa pesquisa, o Ministério do Turismo entrevistou 2.002 pessoas com 16 anos ou mais, no período de 17 a 23 de março de 2017. A margem de erro é de 2 pontos percentuais, com intervalo de confiança de 95%.
Vale a pena comparar todas ofertas atuais de cada empresa de ônibus antes de comprar sua passagem. Com a CheckMyBus você encontra os melhores preços e já começa a economizar antes mesmo de sair de casa! Confira conosco todas as comodidades oferecidas em cada ônibus: você pode viajar com wi-fi grátis, se divertir assistindo um filme ou simplesmente dormir em uma poltrona muito confortável. Além disso nós mostramos todos os horários de partida, endereços exatos das rodoviárias e paradas de ônibus e, ainda, a rota percorrida durante a viagem. |
Embarque nessa viagem! Escolha seu ônibus e descubra o Brasil!
Compartilhe este post: