Viajando com seu bebê de ônibus? Fique de olho nessas dicas!

viajando com bebe de onibus

Viajar com um bebê de ônibus pode parecer um desafio, mas temos aqui algumas boas dicas! A maioria dos pediatras já permite que bebês a partir do terceiro mês de vida viagem porque esse é o período máximo recomendado para tomar as principais vacinas do calendário.

Mas antes, você deve saber que não há uma recomendação específica sobre viajar com seu bebê no ônibus, como existe no caso dos veículos particulares em que é obrigatório o uso de cadeirinhas ou assentos de elevação.

Sabe por quê? Geralmente bebês e crianças de até seis anos incompletos viajam no colo dos responsáveis e não pagam pela passagem.

Lembre-se de tomar os cuidados para se proteger da COVID-19. Manter distância, higienizar as mãos e usar máscara. A Organização Mundial de Saúde sugere que crianças menores de 5 anos não necessitam usá-las.

1. Documentos

Documento de identidade

Muitas vezes com poucos meses de idade os bebês ainda não têm carteira de identidade. Nesse caso, apresente a certidão de nascimento original ou uma cópia autenticada, junto com os documentos pessoais dos pais.

Entretanto, para viajar com um bebê de ônibus com parentes ou amigos, sem a presença dos pais, além dos documentos da criança, os responsáveis devem apresentar obrigatoriamente uma autorização dos pais. Saiba que este documento pode ser feito em postos de atendimento do Juizado de Menores, presentes muitas vezes nas próprias rodoviárias.

Isso também é válido para pai ou mãe que irão viajar sozinho com seu bebê, sem a presença do outro.

2. Suprindo as necessidades do seu bebê

Necessidades do bebê

Calcule uma média do quanto gastará de fraldas e leve na mala de mão juntamente com outros ítens que ele precisará durante a viagem, como mamadeira ou papinha, trocas de roupa para todas as temperaturas e até mesmo uma touca, pois normalmente o ar condicionado dos ônibus fica ligando ao longo de todo o percurso.

Além disso, inclua uma manta ou cobertor para mantê-lo aquecido. Na mala não se esqueça de levar sabonete, xampu, creme para assaduras, lenço umedecido e trocador portátil.

Portanto separe muitas fraldas e toalhas e não se esqueça de levar o bebê ao pediatra antes da viagem para verificar medicamentos que devem ser levados. E, finalmente, amamente ou dê a mamadeira antes e durante a viagem.

3. Cuidados na estrada

Cuidados na estrada

Primeiramente, os bebês de até seis meses são transportados facilmente no colo dos pais, não havendo a necessidade de comprar um assento extra para eles.

A dica para que o cansaço de carregar o bebê durante a viagem seja amenizado é usar o sling. Além disso, prefira a poltrona do corredor, assim você poderá circular com mais facilidade para ir ao banheiro ou pegar uma mala.

Decerto, outra precaução é afivelar o cinto de segurança apenas no adulto porque em caso de uma freada brusca, se o cinto estiver preso ao adulto e ao bebê, o peso do pai ou da mão pode machucar a criança.

4. Desfrute o tempo com seu bebê de ônibus

Pequenos momentos tão preciosos

Acima de tudo, a viagem com o seu bebê de ônibus é uma oportunidade para ficar bem pertinho dele. Esses pequenos momentos são tão preciosos que ficarão guardados para sempre no seu coração e na sua memória!

Dica CheckMyBus

Dica CheckMyBus: Baixe agora GRÁTIS o aplicativo CheckMyBus!

CheckMyBus App StoreCheckMyBus Google Play Store

Para mais informações, como por exemplo, sobre o que fazer em caso de atraso ou cancelamento da sua viagem, confira em Direito dos passageiros.

Compartilhe este post:

110 Comments

  • Solange

    Boa tarde eu estou querendo fazer uma viagem com meu bebê de 4 meses.sera que posso só levar o bebe conforto na parte do bagageiro? Para usar na outra cidade!!

    • cmbblogadmin

      Olá Solange,

      Muito obrigado pela sua mensagem.
      Com respeito a sua dúvida, normalmente você pode levar o bebe-confort na parte de bagageiro. Porém como isso depende de empresas para empresa, eu te aconselho a fazer da seguinte maneira: entre no nosso site http://www.checkmybus.com.br, busque pelo horário e preço que você está procurando e logo depois de escolher a companhia com a qual você vai viajar, entre em contato direto com eles para poder ter certeza sobre o transporte do Bebe-Confort no bagageiro do ônibus (também por condicies de segurança durante a viagem).
      Observe que o CheckMyBus é um portal de comparação de preços de ônibus intermunicipais, uma espécie de Google para passagens, porém não opera os ônibus e tão pouco vende as passagens. Nós mostramos os melhores valores e horários e você tem a liberdade de escolher a melhor opção para você e logo será redirecionada ao site da empresa para poder efetuar a compra das passagens.

      Se você tiver mais alguma dúvida, sinta-se à vontade para nos contatar novamente.

      Atenciosamente,
      Equipe de Atendimento ao Cliente CheckMyBus

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.