Viajando com seu bebê de ônibus? Fique de olho nessas dicas!

viajando com bebe de onibus

Viajar com um bebê de ônibus pode parecer um desafio, mas temos aqui algumas boas dicas! A maioria dos pediatras já permite que bebês a partir do terceiro mês de vida viagem porque esse é o período máximo recomendado para tomar as principais vacinas do calendário.

Mas antes, você deve saber que não há uma recomendação específica sobre viajar com seu bebê no ônibus, como existe no caso dos veículos particulares em que é obrigatório o uso de cadeirinhas ou assentos de elevação.

Sabe por quê? Geralmente bebês e crianças de até seis anos incompletos viajam no colo dos responsáveis e não pagam pela passagem.

Lembre-se de tomar os cuidados para se proteger da COVID-19. Manter distância, higienizar as mãos e usar máscara. A Organização Mundial de Saúde sugere que crianças menores de 5 anos não necessitam usá-las.

1. Documentos

Documento de identidade

Muitas vezes com poucos meses de idade os bebês ainda não têm carteira de identidade. Nesse caso, apresente a certidão de nascimento original ou uma cópia autenticada, junto com os documentos pessoais dos pais.

Entretanto, para viajar com um bebê de ônibus com parentes ou amigos, sem a presença dos pais, além dos documentos da criança, os responsáveis devem apresentar obrigatoriamente uma autorização dos pais. Saiba que este documento pode ser feito em postos de atendimento do Juizado de Menores, presentes muitas vezes nas próprias rodoviárias.

Isso também é válido para pai ou mãe que irão viajar sozinho com seu bebê, sem a presença do outro.

2. Suprindo as necessidades do seu bebê

Necessidades do bebê

Calcule uma média do quanto gastará de fraldas e leve na mala de mão juntamente com outros ítens que ele precisará durante a viagem, como mamadeira ou papinha, trocas de roupa para todas as temperaturas e até mesmo uma touca, pois normalmente o ar condicionado dos ônibus fica ligando ao longo de todo o percurso.

Além disso, inclua uma manta ou cobertor para mantê-lo aquecido. Na mala não se esqueça de levar sabonete, xampu, creme para assaduras, lenço umedecido e trocador portátil.

Portanto separe muitas fraldas e toalhas e não se esqueça de levar o bebê ao pediatra antes da viagem para verificar medicamentos que devem ser levados. E, finalmente, amamente ou dê a mamadeira antes e durante a viagem.

3. Cuidados na estrada

Cuidados na estrada

Primeiramente, os bebês de até seis meses são transportados facilmente no colo dos pais, não havendo a necessidade de comprar um assento extra para eles.

A dica para que o cansaço de carregar o bebê durante a viagem seja amenizado é usar o sling. Além disso, prefira a poltrona do corredor, assim você poderá circular com mais facilidade para ir ao banheiro ou pegar uma mala.

Decerto, outra precaução é afivelar o cinto de segurança apenas no adulto porque em caso de uma freada brusca, se o cinto estiver preso ao adulto e ao bebê, o peso do pai ou da mão pode machucar a criança.

4. Desfrute o tempo com seu bebê de ônibus

Pequenos momentos tão preciosos

Acima de tudo, a viagem com o seu bebê de ônibus é uma oportunidade para ficar bem pertinho dele. Esses pequenos momentos são tão preciosos que ficarão guardados para sempre no seu coração e na sua memória!

Dica CheckMyBus

Dica CheckMyBus: Baixe agora GRÁTIS o aplicativo CheckMyBus!

CheckMyBus App StoreCheckMyBus Google Play Store

Para mais informações, como por exemplo, sobre o que fazer em caso de atraso ou cancelamento da sua viagem, confira em Direito dos passageiros.

Compartilhe este post:

92 Comments

  • Juliana barboza

    Ola viagei de onibus com meu bb de 9 meses. isso hoje ele tem um ano
    Enfim viagei de sp ate rio grande do sul
    Depois de 4 trocas de motoristas os 4 viram q eu estava carregando meu bb em um bb conforto nenhum exclamou
    No 5 motorista e ultimo ate chegar ao meu destino veio e exclamou q se a vigilancia de transito me pegace com bb conforto dentro do onibus eu iria pagar multa pois q seria proibido
    E q eu teria q assinar um termo de responssabilidade se caso de assidente.
    Mas na rodoviaria ninguem me falou nada sobre a tal multa

    • cmbblogadmin

      Olá Juliana,
      lamentamos saber que você teve problemas em sua viagem. Segundo a lei da ANTT, bebês e crianças de até 5 anos podem viajar gratuitamente no colo dos pais e, em assento separado pagando passagem. O importante é sempre usar o cinto de segurança quando a criança viaja em assento separado (ou afivelar o bebê conforto ao cinto, no seu caso). Até hoje não temos notícias sobre essa multa. Recomendamos que você dê uma olhada no site da empresa de ônibus com a qual você viajou e veja quais as regras para transportes de bebês, pode ser que eles tenham uma regra diferente.
      Esperamos ter ajudado.
      CheckMyBus – Serviço de atendimento ao cliente

    • cmbblogadmin

      Olá Cibele,
      Bom dia e obrigado por nos escrever.
      Olha é assim: caso ele vá no colo, a viagem será gratuita. Se for colocá-lo em uma cadeirinha com o cinto de segurança, vocês precisarão pagar uma passagem para ter a poltrona.
      Para achar uma passagem no horário e preço que precisa, de uma pesquisada em nossa busca, temos mais de 5400 destino no país.
      Espero que tenha uma viagem tranquila e se precisar de mais alguma informação é só escrever novamente!
      CheckMyBus – Serviço de atendimento ao cliente

    • CheckMyBus Suporte

      Olá Diana!
      Para viajar de ônibus com bebês é necessário apresentar a certidão de nascimento original ou uma cópia autenticada, junto com os documentos de identificação dos pais. Já para viajar de ônibus com bebês sem a presença do pai, além dos documentos, é necessário apresentar uma autorização do pai. Recomendamos que você entre em contato com a empresa de ônibus para saber mais detalhes e evitar imprevistos.
      Esperamos ter ajudado!
      CheckMyBus – Serviço de atendimento ao cliente

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.