Viajando com seu bebê de ônibus? Fique de olho nessas dicas!

viajando com bebe de onibus

Viajar com um bebê de ônibus pode parecer um desafio, mas temos aqui algumas boas dicas! A maioria dos pediatras já permite que bebês a partir do terceiro mês de vida viagem porque esse é o período máximo recomendado para tomar as principais vacinas do calendário.

Mas antes, você deve saber que não há uma recomendação específica sobre viajar com seu bebê no ônibus, como existe no caso dos veículos particulares em que é obrigatório o uso de cadeirinhas ou assentos de elevação.

Sabe por quê? Geralmente bebês e crianças de até seis anos incompletos viajam no colo dos responsáveis e não pagam pela passagem.

Lembre-se de tomar os cuidados para se proteger da COVID-19. Manter distância, higienizar as mãos e usar máscara. A Organização Mundial de Saúde sugere que crianças menores de 5 anos não necessitam usá-las.

1. Documentos

Documento de identidade

Muitas vezes com poucos meses de idade os bebês ainda não têm carteira de identidade. Nesse caso, apresente a certidão de nascimento original ou uma cópia autenticada, junto com os documentos pessoais dos pais.

Entretanto, para viajar com um bebê de ônibus com parentes ou amigos, sem a presença dos pais, além dos documentos da criança, os responsáveis devem apresentar obrigatoriamente uma autorização dos pais. Saiba que este documento pode ser feito em postos de atendimento do Juizado de Menores, presentes muitas vezes nas próprias rodoviárias.

Isso também é válido para pai ou mãe que irão viajar sozinho com seu bebê, sem a presença do outro.

2. Suprindo as necessidades do seu bebê

Necessidades do bebê

Calcule uma média do quanto gastará de fraldas e leve na mala de mão juntamente com outros ítens que ele precisará durante a viagem, como mamadeira ou papinha, trocas de roupa para todas as temperaturas e até mesmo uma touca, pois normalmente o ar condicionado dos ônibus fica ligando ao longo de todo o percurso.

Além disso, inclua uma manta ou cobertor para mantê-lo aquecido. Na mala não se esqueça de levar sabonete, xampu, creme para assaduras, lenço umedecido e trocador portátil.

Portanto separe muitas fraldas e toalhas e não se esqueça de levar o bebê ao pediatra antes da viagem para verificar medicamentos que devem ser levados. E, finalmente, amamente ou dê a mamadeira antes e durante a viagem.

3. Cuidados na estrada

Cuidados na estrada

Primeiramente, os bebês de até seis meses são transportados facilmente no colo dos pais, não havendo a necessidade de comprar um assento extra para eles.

A dica para que o cansaço de carregar o bebê durante a viagem seja amenizado é usar o sling. Além disso, prefira a poltrona do corredor, assim você poderá circular com mais facilidade para ir ao banheiro ou pegar uma mala.

Decerto, outra precaução é afivelar o cinto de segurança apenas no adulto porque em caso de uma freada brusca, se o cinto estiver preso ao adulto e ao bebê, o peso do pai ou da mão pode machucar a criança.

4. Desfrute o tempo com seu bebê de ônibus

Pequenos momentos tão preciosos

Acima de tudo, a viagem com o seu bebê de ônibus é uma oportunidade para ficar bem pertinho dele. Esses pequenos momentos são tão preciosos que ficarão guardados para sempre no seu coração e na sua memória!

Dica CheckMyBus

Dica CheckMyBus: Baixe agora GRÁTIS o aplicativo CheckMyBus!

CheckMyBus App StoreCheckMyBus Google Play Store

Para mais informações, como por exemplo, sobre o que fazer em caso de atraso ou cancelamento da sua viagem, confira em Direito dos passageiros.

Compartilhe este post:

110 Comments

  • Amanda

    Boa tarde, quero viajar com meus dois filhos um de 4 meses e o outro de 4 anos mas sempre me falam que não vale a pena viajar com duas crianças e sozinha além do mais que meu filho mais novo só mama mamadeira, seria possível viajar com duas crianças? O estado seria de SP pra Bahia

    • Avatar photo

      CheckMyBus Suporte

      Oi Amanda, bom dia!
      Nós aqui adoramos viajar e acreditamos que dá pra fazer isso sim, mesmo com crianças pequenas. Agora na pandemia você deve tomar alguns cuidados extras se precisar viajar, como tomar a distância necessária dos outros passageiros, limpar as maos com mais frequência e usar máscara (essa recomendação vale para adultos, as crianças não precisam). Se seu bebê toma mamadeira, leve na sua babagem de mão água e leite em pó suficiente para preparar as mamadas durante a viagem. É importante também lembrar que se você viaja sozinha, somente uma das crianças viaja gratuitamente, pela lei. Você pode ligar para a empresa de ônibus e confirmar isso. Outra coisa importante: você precisará dos documentos dos seus filhos e da assinatura do pai para poder viajar sozinha com suas crianças. O restante das dicas você encontra no nosso blog!
      Esperamos ter ajudado.
      Obrigada por sua mensagem! Um grande abraço.
      CheckMyBus – Serviço de atendimento ao cliente

    • Avatar photo

      CheckMyBus Suporte

      Olá Sara,
      Se você e seu bebê não têm problema de saúde, recomendamos apenas que siga todos os cuidados de distanciamento e higiene (mascara somente o adulto) e carregar com você também álcool gel sempre é bom.
      Comprar a passagem online faz com que você evite filas e isso é uma grande vantagem também quando você viaja com pequenos.
      Além disso, as empresas de ônibus investiram bastante para garantir mais higiene, conforto e segurança durante a viagem, e mais os conselhos do nosso blog, tudo dará certo!
      Se tiver mais alguma pergunta é só escrever novamente. Tenha uma ótima viagem.
      CheckMyBus – Serviço de atendimento ao cliente

    • Avatar photo

      CheckMyBus Suporte

      Bom dia Janecleia!
      Seu filho pode viajar gratuitamente no seu colo porque ele ainda tem 5 anos, isso é garantido em qualquer empresa de ônibus porque a lei assegura esse direito ao passageiro. Claro que se você quiser viajar com mais conforto e ele se sentar na poltrona ao lado, é recomendado comprar uma passagem para ele. Espero ter ajudado.
      Obrigado por sua mensagem!
      CheckMyBus – Serviço de atendimento ao cliente

  • Katielly

    Hola boa noite eu vou viajar com mh bebe d 1 ano e 4 meses… Eu tenho 17 nos eu tenho que comprar uma poltrona pra ela… Eu vou de colinas do Tocantins para primaveira do leste…
    Vc teria algunha dica pra ne dar primeira vez q viajo tao longe cm ela…

    • Avatar photo

      CheckMyBus Suporte

      Bom dia Katielly!
      A viagem que você fará é mesmo muito longa, por isso se preparar bem é importante. Sua bebê ficará mais confortável se você comprar a poltrona do lado para colocar o bebê conforto – nao se esqueça de afivelar o bebê conforto com o cinto de segurança da poltrona para evitar acidentes em caso de freadas bruscas. Você não precisaria comprar a poltrona se seu bebê ficasse no seu colo, porque dessa forma ele viajaria gratuitamente. Prepare a mala de mão com tudo o que seu bebê precisa diariamente: fraldas, mamadeira, chupeta, uma manta, papinha, água e algum brinquedinho que ele gosta. Outros detalhes você pode conferir no nosso blog: https://blog.checkmybus.com.br/noticias/wi-fi-onibus-020/
      E sim! Confira todos os documentos (inclusive a autorização do pai caso você for viajar sozinha com seu bebê) e siga todos os cuidados de distanciamento e higiene (máscara somente para o adulto) recomendados pela OMS para viagens.
      Boa viagem!
      CheckMyBus – Serviço de atendimento ao cliente

    • Avatar photo

      CheckMyBus Suporte

      Olá Thainara,
      Sim, você pode viajar com sua filha. Para isso, confira se todos os documentos da criança estão certos. Importante: faça a autorização do pai por escrito, melhor sempre no juizado de menores. Confira se na rodoviária da sua cidade existe algum Juizado de Menores. Além disso, siga todos os cuidados de distanciamento e higiene (máscara somente para o adulto) recomendados pela OMS para viagens. Sobre o bebê conforto, recomendamos que você entre em contato direto com a empresa de ônibus para se informar qual a melhor opção para transportá-lo no ônibus. E siga os conselhos do nosso blog durante a viagem!
      Esperamos que dê tudo certo e se tiver mais alguma pergunta é só escrever novamente.
      CheckMyBus – Serviço de atendimento ao cliente

  • Deizielhe

    Tenho dois filhos de 2 anos e um de 4 meses e preciso voltar para minha cidade, que sao 26 horas de viagem e queria saber de pode viajar com duas crianças.

    • Avatar photo

      CheckMyBus Suporte

      Olá Deizielhe,
      Sim, você pode viajar com seus dois filhos sem problemas. Verifique se todos os documentos das crianças estão certos (inclusive a autorização do pai caso você for viajar sozinha com seus filhos) e siga todos os cuidados de distanciamento e higiene (máscara somente para o adulto) recomendados pela OMS para viagens. Comprar a passagem online faz com que você evite filas e isso é uma grande vantagem quando você viaja com pequenos. Recomendamos que você entre em contato com a empresa de ônibus para saber se será necessário pagar a passagem de uma das crianças, já que a lei permite que um acompanhante leve somente uma criança gratuitamente. E siga os conselhos do nosso blog durante a viagem! Esperamos que dê tudo certo e se tiver mais alguma pergunta é só escrever novamente.
      CheckMyBus – Serviço de atendimento ao cliente

    • Avatar photo

      CheckMyBus Suporte

      Olá Nilcelia,
      Se você e seu bebê não tem nenhum problema de saúde e realmente precisam viajar um recém nascido pode viajar de carro, ônibus ou trem alguns dias depois de nascer com os devidos cuidados.
      Entretanto, no cenário atual recomendamos que siga todos os cuidados de distanciamento e higiene (mascara somente o adulto) e talvez pergunte diretamente a empresa de ônibus que faz a rota que deseja, para saber o que pode ser oferecido para viajar em segurança com o seu bebê.
      Por favor, note que CheckMyBus é um portal de comparação de todos os preços de ônibus online mas nós não operamos os ônibus.
      Caso precise de um telefone, por favor, escreva-nos novamente.
      Espero que dê tudo certo e muito obrigado
      CheckMyBus – Serviço de atendimento ao cliente

    • Avatar photo

      CheckMyBus Suporte

      Bom dia Juliana,
      Seu filho de 2 anos não paga mas ele tem que viajar no seu colo. Você já está no site certo, a CheckMyBus mostra para você as passagens mais baratas para sua viagem! Todos os descontos, ofertas e promoções você encontra aqui.
      Veja o link abaixo para reservar:
      https://www.checkmybus.com.br/natal/sao-paulo
      Obrigada por sua mensagem e siga-nos no Facebook.
      CheckMyBus – Serviço de atendimento ao cliente

    • Avatar photo

      CheckMyBus Suporte

      Bom dia Edna,
      Se você e seu bebê não tem nenhum problema de saúde e realmente precisam viajar um recém nascido pode viajar de carro, ônibus ou trem alguns dias depois de nascer com os devidos cuidados.
      Entretanto, recomendamos que pergunte diretamente a empresa de ônibus que faz a rota que deseja, para saber qual o que é oferecido para viajar em segurança com o seu bebê.
      Por favor, note que CheckMyBus é um portal de comparação de todos os preços de ônibus online mas nós não operamos os ônibus.
      Caso precise de um telefone, por favor, escreva-nos novamente.
      Espero que dê tudo certo e muito obrigado
      CheckMyBus – Serviço de atendimento ao cliente

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.